Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Pessoa colocando leite de uma jarra para um copo

Parte da cultura do brasileiro, o leite, tem mais 480 milhões de toneladas consumidas por ano. Junto com o café, é quase um patrimônio cultural do brasileiro

Vamos descobrir juntos algumas curiosidades sobre a bebida.

Com a domesticação dos primeiros animais, o leite começou a ser consumido. Este hábito portanto, já tem pelo menos uns 11 mil anos!

O queijo é seu sub-produto mais produzido. Na França, podemos encontrar mais de 400 tipos de queijos.

Mesa com vários tipos de queijos

E o que nossas avós diziam sobre “manga com leite fazer mal”? Desculpe, vovó, mas a combinação, além de deliciosa, é altamente nutritiva.

Essa é boa! Ideia para quem é empreendedor! Você sabia que é possível produzir queijo com leite humano? Fica a dica! 

O leite em pó é feito a partir de um simples processo de “secagem” do leite in natura. São utilizados alguns poucos processos para que a parte líquida evapore e “sobre” apenas o pó que consumimos.

Diferente dos seres humanos, as vacas começam a produzir leite na época do nascimento da cria, mas continua a produção mesmo depois do desmame, estimulada pela ordenha mecânica e manual.

O leite de búfala é mais claro, bem mais branquinho, e mais nutritivo do que o de vaca. A muzzarella italiana original é feita exclusivamente com leite de búfala.

Segundo alguns pesquisadores, o leite de cabra é o mais consumido no mundo.

Você sabe o que significa UHT, sigla presente nas embalagens de leite longa vida? É o processo pelo qual o leite passa para matar microorganismos presentes no produto, possibilitando manter o produto fresco por mais tempo nas prateleiras dos supermercados. Significa Ultra High Temperature (temperatura “ultra-alta”). Isso por que, durante o processo, o leite escorre por dois segundos em chapas de metal superaquecidas.

Prateleira de refrigerador em supermercado com produtos lácteos como iogurtes

A palavra iogurte (yogurt) veio do idioma turco. Lá é usada para se referir ao leite fermentado com bactérias. Neste processo, eles conseguem uma forma final de massa semilíquida. 

É bom saber:

Intolerância à lactose: é a incapacidade de digerir totalmente o açúcar (lactose) de produtos lácteos. Geralmente é causada pela deficiência de uma enzima no organismo, chamada lactase. Os sintomas podem incluir cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia. O procedimento indicado é evitar os produtos lácteos, consumir produtos sem lactose ou usar suplementos à base de lactase. 

Alergia à proteína do leite: é uma reação do sistema imunológico ao consumo do alimento, que o encara como um risco ao organismo. Pode vir a causar reações anafiláticas (reações alérgicas repentinas, generalizadas, potencialmente graves e fatais) ou atacar o sistema digestivo. Qualquer um pode desenvolver esse tipo de alergia ao longo da vida, mas ela é muito mais comum nos primeiros meses de vida e tende a desaparecer logo nos primeiros anos da infância. 

Agora que já falamos muito sobre o leite, vamos comemorar o seu dia tomando um copinho né?

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *