Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Pecuária de Precisão – Sistemas de produção sustentáveis

Vacas holandesas vermelha e branca de frente para a câmera

Publicação da Embrapa aborda uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão

O uso de tecnologias de pecuária de precisão pode auxiliar no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e de uma pecuária mais competitiva. Essas ferramentas, como identificação animal automatizada, dispositivos eletrônicos de pesagem, colares com sensores, bebedouros e cochos automáticos, termografia infravermelha e estações meteorológicas automáticas, ampliam a capacidade de observação do rebanho.

Seu uso possibilita identificar e medir consumo de alimentos e água, comportamento alimentar, frequência cardiorrespiratória, temperatura corporal, atividade e posição dos animais. Os dados trazem indicadores produtivos, comportamentais e fisiológicos em benefício da saúde, produtividade e bem-estar dos animais.

A publicação “Potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação” traz conceitos, ferramentas e usos, mostrando seu potencial para inserir a agropecuária em um novo patamar tecnológico, tornando-a mais eficiente. O documento está disponível gratuitamente no site da Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos (SP).

Melhoria das condições de vida no campo e do meio ambiente

Aumentar a eficiência do uso de insumos, reduzir as perdas, elevar a qualidade dos produtos agropecuários, diminuir esforços e otimizar o trabalho, são alguns dos fatores positivos e que refletem em melhores condições de vida no campo. Os reflexos também atingem o meio ambiente, com mitigação de gases de efeito estufa, principalmente pela utilização eficiente dos insumos agropecuários e redução do consumo de água e energia elétrica para irrigação.

Outro benefício da aplicação da tecnologia é manter ou, ainda, atrair à área rural, os mais jovens, já que o uso desses equipamentos exige conhecimento e habilidades de informática, eletrônica, mecânica, robótica, comunicação, além do conhecimento tradicional de agronomia, veterinária e zootecnia.

Vacas pastando

No Brasil, ainda existem desafios em relação ao acesso à rede de comunicação e à disponibilidade de tecnologias, desde a geração de energia para manter a rede ativa até o alto custo de sensores e equipamentos. Mesmo assim, a pecuária de precisão está chegando às propriedades e estará cada vez mais presente.

Também estão disponíveis para consulta nota técnica sobre aplicação da agricultura e pecuária de precisão na Embrapa Pecuária Sudeste e vídeos relacionados ao tema.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *