NaPanela – Da moenda à fritura: a dupla que é a vitrine da agroindústria paulista

Poucas combinações na gastronomia brasileira explicam tão bem a relação entre o campo e a cidade quanto o pastel de feira servido com caldo de cana. Um prato que nasce da cana moída na hora, do trigo que chega em farinha e de um modo de fritar herdado da imigração asiática, e que se consolidou nas feiras livres de São Paulo a partir da década de 1940. A garapa, como é chamada em boa parte do país, é mais antiga: acompanha a história da cana-de-açúcar no Brasil desde os engenhos do século 16. O pastel, por sua vez, chegou pela mão de famílias de origem japonesa que atuavam no comércio de rua e adaptaram massas finas fritas em tacho profundo aos ingredientes disponíveis aqui, incluindo a cachaça na composição da massa, responsável por parte da crocância característica.

Do ponto de vista produtivo, o que parece apenas memória afetiva sustenta uma cadeia econômica relevante. A safra brasileira de cana-de-açúcar está estimada em cerca de 705 milhões de toneladas no ciclo 2026/27, com crescimento sobre o período anterior, segundo levantamentos oficiais de acompanhamento de safra. São Paulo responde por aproximadamente metade desse volume, o que ajuda a explicar a onipresença da garapa no litoral e no interior paulista. É uma cultura de dupla finalidade: o mesmo colmo que abastece usinas de açúcar e etanol alimenta moendas pequenas, muitas delas operadas por produtores familiares que encontram no comércio de feira um canal direto de escoamento e de agregação de valor.

Moenda de inox extrai o caldo de cana na hora, mantendo o frescor que caracteriza a bebida servida nas barracas, processo simples que liga a lavoura ao copo
Moenda de inox extrai o caldo de cana na hora, mantendo
o frescor que caracteriza a bebida servida nas barracas,
processo simples que liga a lavoura ao copo

A operação das feiras livres tem lógica empresarial própria. O feirante compra insumos de baixo custo unitário, processa na hora e vende em volume, com giro rápido e margem sustentada pela frequência semanal. O pastel exige apenas farinha, água, sal, óleo e recheios simples. O caldo de cana, uma moenda e cana fresca. Essa simplicidade reduz barreiras de entrada e permite que pequenos empreendimentos se formalizem e cresçam dentro de um circuito de abastecimento que conecta lavoura, transporte, agroindústria artesanal e consumo urbano. A escala do negócio é menor, mas o encadeamento produtivo é o mesmo das grandes cadeias do agronegócio.

Na cozinha de casa, a receita é acessível e pedagógica. A massa leva farinha de trigo, sal, água morna, azeite ou óleo de girassol e um pouco de cachaça, descansando até adquirir elasticidade suficiente para ser aberta bem fina. Depois vem o recheio, o fechamento em meia-lua, quadrado ou retangular e a fritura em óleo quente, quando a massa estufa e forma as bolhas típicas. O caldo de cana sai do liquidificador com a cana em cubos, coado em pano limpo para reter a fibra, e deve ser consumido em seguida, já que a bebida oxida e perde frescor rapidamente. Servir com limão equilibra a doçura e ajuda na conservação imediata.

Massa aberta bem fina sobre bancada enfarinhada, etapa que define a textura crocante do pastel de feira
Massa aberta bem fina sobre bancada enfarinhada, etapa
que define a textura crocante do pastel de feira

O valor dessa dupla vai além do sabor. Ela funciona como porta de entrada para o consumo de produtos agropecuários frescos e para a valorização de circuitos curtos de comercialização, tema cada vez mais presente nas políticas de agricultura familiar e nas estratégias de turismo rural. Para quem trabalha com extensão rural, o pastel com garapa é um argumento prático: mostra, em uma única barraca, como origem agrícola, processamento mínimo e venda direta podem se combinar em renda. A receita, replicada em casa, mantém viva uma tradição que começou como improviso de feirantes e hoje integra o patrimônio alimentar urbano mais reconhecível do estado.

Pastel dourado e recém-frito ao lado de um copo de caldo de cana gelado, a dupla mais reconhecível das feiras resume a gastronomia popular paulistana
Pastel dourado e recém-frito ao lado de um copo de
caldo de cana gelado, a dupla mais reconhecível das
feiras resume a gastronomia popular paulistana

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Sal a gosto;
  • 1 xícara de chá de água morna;
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de girassol;
  • 3 colheres de sopa de pinga;
  • 4 xícaras de chá de cana-de-açúcar descascada, em cubinhos (1 pedaço de cana).

Preparo

  • Numa tigela, coloque a farinha de trigo misturada com o sal. Em seguida, afaste a farinha de trigo para os lados, formando uma craterinha;
  • Neste espaço, coloque a água morna, o azeite (ou óleo) e a pinga. Misture a farinha de trigo junto aos líquidos, mexendo bem e trabalhando a massa com as mãos;
  • Se preferir, bata a massa utilizando uma batedeira planetária com o batedor apropriado de massas pesadas;
  • Se a massa, após trabalhada/batida, ainda estiver muito úmida (grudando nas mãos), acrescente aos poucos farinha de trigo, até que ela fique macia, mas sem grudar ou esfarelar;
  • Numa superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Porcione a massa (a quantidade varia conforme o tamanho do pastel que deseja fazer;
  • Trabalhe rapidamente a porção separada, formando uma bola. Coloque esta bola sobre a superfície polvilhada com farinha de trigo e abra a massa com o auxílio de um rolo/máquina de massas;
  • Abra a massa bem fininha com cerca de 2 mm de espessura (quanto mais fina, mais crocante ficará ao fritar);
  • Corte a massa com o auxílio de uma faca ou cortador de massas. Ao cortar, acerte as laterais, formando o pastel retangular, quadrado ou redondo. Se preferir, use modelador, aro cortador (retangular/quadrado/redondo) ou um copo;
  • Acomode no centro da massa aberta e cortada, meia colher de sopa do recheio de sua preferência;
  • Dobre a massa ao meio. Com o auxílio de um garfo, aperte as laterais, deixando os pasteis bem vedados e com a borda trabalhada. Faça este procedimento até terminar toda a massa;
  • Após o fechamento da massa, frite os pasteis em óleo quente e abundante, até dourarem. Retire os pasteis fritos, colocando-os em uma vasilha forrada com papel toalha.
  • Para o caldo de cana, em um liquidificador, coloque a cana de açúcar aos poucos e vá batendo até obter uma polpa;
  • Utilize um coador limpo e vá espremendo a polpa para obter o caldo. Sirva com gelo se preferir.

Leia também: