CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e Festivais

Expodireto Cotrijal é uma vitrine da diversidade agroindustrial familiar gaúcha

Comércio de produtos da agroindústria familiar gaúcha

A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, é também uma vitrine para a diversidade das agroindústrias do Rio Grande do Sul. Entre os dias 4 e 8 de março de 2024, em Não-Me-Toque, o tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar terá a presença de 192 estandes que vão ofertar o melhor da típica gastronomia gaúcha, além de plantas e artesanato: cucas, salames, queijos, chimias, vinhos, iogurtes, sucos, biscoitos, geleias e muito mais.

Em 2023, o pavilhão bateu recorde de comercialização, totalizando R$ 2,5 milhões – um crescimento de 53% em relação ao R$ 1,7 milhão registrado em 2022. Para o próximo ano, que marca a 24ª edição da Expodireto, a expectativa é alta. O público reconhece os atrativos do evento, prova disso é o grande comparecimento observado em 2023, quando 320,5 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições nos cinco dias de feira.

Público no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto
Público no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto

O Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos espaços mais prestigiados da Expodireto, sendo uma referência para o público que busca alimentos de qualidade. A expectativa para 2024 é positiva e não apenas na questão da comercialização, mas também para contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância desse segmento da produção agrícola do Rio Grande do Sul.

O espaço mostra a possibilidade de o pequeno produtor empreender, industrializar o que produz e gerar valor agregado. Os pequenos produtores, que não têm a terra como grande recurso, precisam de empreendedorismo para agregar valor à sua produção. No Pavilhão há uma demonstração dessa pujança, pois é um local onde esses produtores – de diferentes áreas e segmentos – mostram seus produtos.

Produtos da agroindústria familiar gaúcha
Produtos da agroindústria familiar gaúcha

Entre os expositores da próxima edição, haverá um aumento na quantidade de agroindústrias ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS), passando das 24 deste ano para 39 em 2024. Para os representantes da federação, o pavilhão é considerado ideal para os pequenos produtores, ótimo espaço de vendas. A expectativa é grande para 2024. Os agricultores gostam deste local porque é muito visitado.

As inscrições dos empreendimentos para participar da feira já foram encerradas. Apenas junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), 214 manifestaram interesse em expor seus produtos na Expodireto e 135 foram selecionados para o evento. Priorizou-se os empreendimentos da região e a diversidade uma feira com uma variedade grande de produtos ao público. O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto é organizado pela Cotrijal, Fetag/RS, Emater/RS-Ascar, Fetraf/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Leia também: