Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Manaus envolto à fumaça das queimadas

Este já é o pior outubro de fogo da história do Amazonas, fazendo Manaus respirar ar insalubre. Número de queimadas já é recorde no estado antes mesmo de o mês alcançar sua metade

O estado do Amazonas registrou número de queimadas acima do normal em setembro, principalmente na área chamada de “arco do desmatamento”. O mês de outubro sequer está em sua metade e o estado já registra o outubro com mais queimadas desde o começo das medições por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 1998. O número de focos de calor nestas duas primeiras semanas de outubro está muitíssimo acima do normal.

De acordo com os dados do Inpe, o número de focos de calor observados no estado do Amazonas pelo monitoramento de satélites entre os dias 1º e 11 de outubro foi de 2.704. O número supera o recorde estadual para outubro de 2.409, em outubro de 2009 e está muito acima da média histórica mensal 1998-2022 de 1.313 focos de calor.

Monitoramento de focos de calor - Foto: Panorama de Foco de Calor no Amazonas
Monitoramento de focos de calor – Foto: Panorama de Foco de Calor no Amazonas
A imagem de satélite abaixo de profundidade óptica de aerossóis divulgada pela NOAA, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos, mostra a densa fumaça gerada no estado do Amazonas em consequência do elevado número de queimadas neste mês de outubro
A imagem de satélite abaixo de profundidade óptica de aerossóis
divulgada pela NOAA, a agência de tempo e clima dos Estados
Unidos, mostra a densa fumaça gerada no estado do Amazonas
em consequência do elevado número de queimadas neste mês de outubro

Setembro já tinha sido um mês com números excepcionalmente altos de queimadas no estado do Amazonas. O monitoramento por satélites do Inpe mostrou que no último mês o Amazonas teve 6.991 focos de calor, o segundo pior setembro já observado em queimadas, apenas atrás de setembro de 2022 com 8.659 focos de calor. Setembro de 2023, assim, teve mais que o dobro da média histórica mensal de focos de calor que é de 3.003.

Na quarta-feira passada (11/10), Manaus amanheceu com uma névoa de fumaça cobrindo o céu da cidade. Segundo o World Air Quality Index, base de dados que monitora a qualidade do ar em nível global, a capital amazonense é considerada um dos piores lugares do mundo para se respirar atualmente.

Painel World’s Air Polution reúne dados de diversos sensores ao redor do mundo — Foto: aqicn
Painel World’s Air Polution reúne dados de diversos sensores ao redor do mundo — Foto: aqicn
Floresta sendo queimada
Floresta sendo queimada

O pico do índice de qualidade do ar (IQA) da cidade foi registrado ao meio-dia, com 485 pontos. O painel de monitoramento, atualizado em tempo real, classifica a medição em seis categorias: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, pouco saudável, muito insalubre e perigosa.

A qualidade do ar atingiu níveis perigosamente ruins e insalubres na cidade de Manaus com fumaça muito densa das queimadas. A fumaça se origina dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas que promovem queimadas ilegais. Dados do começo do feriado de ontem mostram que a qualidade do ar segue péssima e em níveis nocivos à saúde.

Manaus com dia normal de céu limpo e Manaus sob o efeito da fumaça
Manaus com dia normal de céu limpo e Manaus sob o efeito da fumaça
Fumaça sobre a capital do Amazonas
Fumaça sobre a capital do Amazonas
Vista da cidade sob a fumaça de queimada das florestas
Vista da cidade sob a fumaça de queimada das florestas

Manaus foi inserida com alerta vermelho e possíveis riscos para saúde. A recomendação era “evitar esforço ao ar livre”, uma vez que todos os moradores “poderiam experimentar efeitos mais graves” em decorrência da baixa qualidade do ar.

Nas redes sociais, moradores relataram dificuldade para respirar com o cheiro da fumaça cada vez pior. Muitos sentiam os olhos queimando. Vários outros problemas de saúde por efeito da fumaça foram relatados dentre eles, falta de ar e tontura. As aulas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) chegaram a ser suspensas pela péssima qualidade do ar.

Tomada de drone sobrevoando Manaus – Poluição e fumaça em Manaus 11-10-2023

O perfil oficial da Prefeitura de Manaus orientou que a população a deixar as janelas fechadas, evitar contato direto com a fumaça e a utilizar purificador de ar para manter esses ambientes umidificados, tal como ventiladores, bacias com água, toalhas e panos molhados. No fim de setembro, um corredor de fumaça carregou o fruto das queimadas por mais de 4 mil quilômetros, desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *