Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Queijo artesanal de Minas Gerais

O material é uma das iniciativas de valorização da produção queijeira no estado, aliando a produção ao turismo rural

A Emater-MG lançou duas cartilhas de apoio aos produtores de queijos artesanais do Sul de Minas. As novas publicações são o “Guia de Construção de Queijarias Artesanais de Alagoa” e o “Guia de Construção de Queijarias Artesanais da Mantiqueira de Minas”, disponíveis para download gratuito na Livraria Virtual do site da Emater-MG, CLICANDO AQUI.

O material é uma das iniciativas de valorização da produção queijeira no estado. No ano passado, o Governo de Minas Gerais reconheceu duas novas regiões como produtoras de queijos artesanais: o município de Alagoa, que foi oficializado como produtor de “Queijo Artesanal de Alagoa”, e os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto, que foram reconhecidos como produtores de “Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas”.

Queijo artesanal

Os Guias de Construção de Queijarias têm como objetivo principal o incentivo aos produtores locais para a reforma e ampliação das queijarias existentes, ou construção de instalações novas. A Serra da Mantiqueira tem muitas belezas naturais, além de atrativos culturais e históricos, que atraem muitos visitantes à região e serviram de inspiração para o projeto.

A cartilha é um incentivo para os produtores explorarem também o potencial turístico de suas queijarias artesanais. A proposta é transformar as queijarias em fatores de atração para o agroturismo, possibilitando aos produtores novas formas de divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.

As cartilhas exploram a proposta de transformar as queijarias em novos pontos turísticos da Serra da Mantiqueira, em especial pela experiência gastronômica associada ao acompanhamento da produção, degustação e comercialização dos produtos. O projeto sugere a criação de ambientes específicos para os visitantes e com as questões estéticas relacionadas à volumetria das edificações e aos acabamentos externos escolhidos, tornando-as atrativas e acolhedoras aos turistas. Mas sem deixar de lado o pleno atendimento de todas as questões técnicas e funcionais dos ambientes internos da queijaria.

Ilustração da queijaria

Boas práticas de fabricação

Segundo o levantamento Safra Agroindústria 2020, da Emater-MG, a região da Mantiqueira de Minas tem 163 queijarias e Alagoa tem 139 estabelecimentos do gênero. O governo estadual tem feito um trabalho de apoio aos produtores de queijos artesanais para que eles consigam a habilitação sanitária de sua queijaria.

Todos os queijos para serem comercializados devem atender o que determina à legislação sanitária. A habilitação sanitária compreende o registro do estabelecimento e está condicionada à prévia inspeção e à fiscalização sanitária, sob condições determinadas em leis e regulamentos.

Queijos artesanais

A Emater apoia os produtores em ações como a orientação sobre o processo de legalização das queijarias, a elaboração da planta baixa com os memoriais descritivos, a parte técnica dos rótulos, implantação do programa de boas práticas de fabricação e outros trabalhos.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do país e a produção de queijo é uma forma de agregar valor à produção.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *