CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Logo do World FIRA 2024

O World FIRA (Fórum Internacional de Robótica Agrícola) 2024 ocorrerá entre 6 a 8 de fevereiro em Toulouse, na França, e reunirá cerca de 70 expositores e 2500 participantes interessados nas inovações do setor do agronegócio. Trata-se do principal evento internacional de robótica agrícola e soluções autônomas.

Com robôs agora disponíveis para todos os setores, o World FIRA é uma oportunidade única para descobrir robôs com múltiplas funções no campo. Há também algumas novidades importantes no programa: o 1º Simpósio Internacional de Autonomia Agrícola, o Hackathon do “Grand Défi de la Robotique Agricole” (Grande Desafio da Robótica Agrícola) e o World FIRA Awards 2024 (Prêmio Mundial FIRA 2024).

O mercado da robótica agrícola continua a expandir-se, oferecendo soluções cada vez mais autônomas para os desafios da soberania alimentar, da escassez de mão-de-obra e do impacto ecológico. Com mais de 600 robôs em uso na produção agrícola na França em 2023 (havia apenas 100 em 2018), divididos em 25 modelos diferentes, e um mercado global que deverá atingir 40,1 mil milhões de dólares em 2028, o World FIRA oferece aos participantes a oportunidade de descobrir todos eles em um só lugar durante três dias.

Área do World FIRA
Área do World FIRA

Associações de agricultores, câmaras de agricultura, delegações de distribuidores e comerciantes, investidores e jornalistas dos quatro cantos do mundo irão apreciar uma zona de demonstração de 2 hectares, bem como uma área de exposição segmentada por setores. Dezenas de fabricantes de robôs estarão presentes para apresentar seus últimos avanços.

Uma das novidades é o I Simpósio Internacional sobre Autonomia Agrícola no dia 8 de fevereiro, é o fórum de discussão e reflexão que fornecerá uma visão sobre os desafios da autonomia na robótica agrícola e feedback dos utilizadores no setor: como os governos, sindicatos e associações que trabalham para fornecer o melhor quadro regulamentar para o desenvolvimento de robôs agrícolas.

A primeira edição do Simpósio Internacional de Autonomia Agrícola será uma oportunidade para trocar ideias, compartilhar experiências e co-construir as próximas etapas na implantação de robôs agrícolas. Co-organizado com o Grande Desafio da Robótica Agrícola, serão realizados três workshops ao longo do dia para desafiar os fabricantes e legisladores sobre os desafios futuros.

Robô Ted da Naïo Technologies dedicado à vinicultura, uma alternativa à utilização de insumos que respeita os solos e melhora as condições de trabalho
Robô Ted da Naïo Technologies dedicado à vinicultura, uma alternativa à utilização
de insumos que respeita os solos e melhora as condições de trabalho
Robô colaborativo Carry 500 lbs/1000 lbs da Burro Robotics - projetados para ajudar as pessoas a trabalhar de forma mais produtiva. O equipamento utiliza visão computacional, GPS de alta precisão e IA para seguir pessoas e navegar de forma autônoma enquanto executa múltiplas tarefas
Robô colaborativo Carry 500 lbs/1000 lbs da Burro Robotics – projetados para ajudar
as pessoas a trabalhar de forma mais produtiva. O equipamento utiliza visão computacional,
GPS de alta precisão e IA para seguir pessoas e navegar de forma autônoma enquanto executa múltiplas tarefas
Público assistindo uma seção de demonstração robótica
Público assistindo uma seção de demonstração robótica

Já o “Grand Défi de la Robotique Agricole” (Grande Desafio da Robótica Agrícola) lança o seu primeiro hackathon no evento. A ideia por trás deste hackathon é criar equipes que trabalharão durante várias semanas desenvolvendo soluções para melhorar a segurança robótica (novas abordagens de detecção ou desafiar soluções existentes). Os projetos serão apresentados e os vencedores anunciados na quinta-feira, 8 de fevereiro, na World FIRA.

O World FIRA Awards 2024 (Prêmio Mundial FIRA 2024) será composto por três categorias que premiam os melhores robôs e fabricantes de robôs, os quais serão anunciadas também na quinta-feira, 8 de fevereiro, às 12h15. As três categorias são:

  • O “Ag Robot of the Year” (Agro Robô do Ano) – escolhido pelos agricultores, o prêmio para o melhor robô atualmente no mercado, apresentado pela Future Farming e selecionado entre os robôs apresentados no Ag-Robot Buying Guide 2024 (Guia de compra de Agro Robôs 2024);
  • A “Melhor Start-up” – escolhIda pelos investidores, o prêmio para a start-up mais promissora em termos de investimento será atribuído pelo júri de investidores da World FIRA (Capagro, Rabobank e Fulcrum Capital) após as sessões de demonstração do dia 6 de fevereiro às 14:00h.
  • O “Melhor Robô Mundial FIRA” – escolhido pelos participantes do World FIRA 2024, será o robô expositor que recebeu mais votos dos participantes na votação online, premiada pelo World FIRA.

A participação no World FIRA 2024 é uma forma de ampliar o conhecimento dos agricultores e fabricantes do agronegócio global quanto à disponibilidade de soluções de robótica atuais no mercado e como elas podem auxiliar na eficiência de seus cultivos e máquinas.

Banner do World FIRA 2024

Leia também: