CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Trator em operação com plantadeira acoplada

Você sabe qual é a vida útil de um trator? Segundo os técnicos do setor, esse tempo varia de 10 a 15 mil horas de atividade, dependendo principalmente da categoria de aplicação em que é utilizado. Além disso, para se ter uma avaliação mais precisa, é necessário avaliar o esforço necessário de uso do equipamento e a frequência com que ele recebe cuidados e manutenção.

O trator é considerado uma das ferramentas essenciais para a agricultura, precisando de cuidados especiais e manutenções periódicas para ajudar a evitar danos, reduzir custos e aumentar a produtividade. A manutenção da máquina, que está entre o principal e mais básico dos cuidados, é essencial para manter o trator em boas condições de funcionamento e evitar danos.

Trator limpo com manutenção atualizada é essencial para garantir produtividade
Trator limpo com manutenção atualizada é essencial para garantir produtividade

Os cuidados mais importantes são aqueles que você ou seu operador realizam periodicamente e devem estar em conformidade com o manual do operador. As revisões incluem lubrificação, verificações e ajustes, além da adequação dos implementos e suas regulagens particulares para cada aplicação.

A manutenção pode ser dividida em dois tipos principais: preventiva e corretiva. A preventiva é realizada para identificar e corrigir problemas antes que eles causem danos. Já a corretiva é realizada para reparar danos já existentes. A frequência da preventiva, em especial, deve ser determinada pelo fabricante, mas geralmente é recomendada a cada 200 ou 300 horas de trabalho.

A seguir, destacamos as principais práticas nos cuidados com o trator que podem reduzir significativamente o risco de uma parada não programada nos períodos de alta demanda, impactando diretamente na disponibilidade, vida útil, performance e valor de revenda da máquina. Confira as dicas para aumentar a vida útil do trator:

Faça manutenção preventiva regularmente: A manutenção preventiva é a chave para manter o trator em boas condições de funcionamento. Para isso é necessário consultar o período determinado pelo fabricante. É importante também que diariamente, antes do uso do trator, sejam verificados os níveis de óleo do motor e transmissão, fluídos de freio e arrefecimento. Certifique-se de que não haja vazamentos. Uma manutenção periódica, seja preventiva ou corretiva, influencia diretamente na prolongação da vida útil do equipamento.

Filtros, óleos e fluidos adequados são importantes para o bom funcionamento da máquina
Filtros, óleos e fluidos adequados são importantes para o bom funcionamento da máquina

Neste item podemos destacar:

  • Lubrificação de peças móveis: observar e seguir os prazos determinados no manual do operador para lubrificação dos componentes móveis. Recomenda-se utilizar os fluídos indicados pelo fabricante. Trocas de filtros e cuidados com óleo lubrificante são medidas que ajudam a diminuir o desgaste dos componentes do motor e a aumentar a sua vida útil. Os óleos lubrificantes ainda promovem a limpeza dos pontos lubrificados, removendo resíduos metálicos e incrustações geradas pela queima do combustível.;
  • Fluído de arrefecimento: sempre verificar o nível do fluído e se está com os aditivos apropriados. Se a coloração do fluído está com aspecto de ferrugem, deve ser substituído;
  • Peças frágeis: ter cuidado especial no manuseio de peças que podem quebrar com mais facilidade;
  • Qualidade do combustível: eliminar água do sistema diariamente por meio do dreno dos filtros – substitui-los quando necessário –, ter atenção com o armazenamento do combustível tanto aos cuidados com a limpeza quanto ao prazo de validade;
  • Limpeza: lavar ou limpar o equipamento com frequência, evitando acúmulo de resíduos e oxidação. Ao lavar, deixe-o secar bem ou passe ar comprimido antes de guardá-lo, removendo o excesso de água principalmente em conectores de cabos elétricos. Na entressafra, guarde-o em local apropriado e protegido. Esses cuidados evitam oxidação. (Falaremos mais a frente sobre os cuidados com limpeza)
Operador bem treinado é fundamental para garantir a durabilidade e eficiência do equipamento
Operador bem treinado é fundamental para garantir a durabilidade e eficiência do equipamento

Opere o trator adequadamente: Assim como os carros, boas práticas no momento da operação do trator também influenciam na vida útil da máquina. Para isso, a capacitação do operador é importante para que, além de operar corretamente, o profissional consiga identificar quando algo está errado com o equipamento. Já os implementos devem ser adequados ao peso e ao tamanho do trator, além do tipo de cultivo. Os ajustes no trator envolvem o rodado, lastros, regulagens hidráulicas, marcha e rotações do motor adequadas.

Use peças originais: Elas são projetadas de acordo com as especificações do trator para garantir o máximo desempenho e durabilidade. O uso de peças genéricas pode causar danos ao trator e reduzir sua vida útil. As peças genuínas possuem as especificações ideais para cada máquina, são de maior qualidade, mais confiáveis e possuem a garantia de fábrica quando instaladas pela concessionária. Caso o produtor opte por peças genéricas, recomenda-se adquirir itens de qualidade e que não comprometam o desempenho do trator. Com a modernização de máquinas agrícolas, a tecnologia embarcada nestes equipamentos atualmente é similar ou até mesmo superior a muitos carros e caminhões. Por conta disso, as concessionárias autorizadas possuem ferramentas especiais, peças originais, conhecimento e, constantemente, capacitam seus funcionários para que eles possam orientar o produtor em todo suporte necessário.

Use peças originais pois são de melhor qualidade e contam com garantia de fábrica
Use peças originais pois são de melhor qualidade e contam com garantia de fábrica

É recomendado que você faça um mini estoque com as peças que são trocadas com frequência, assim, quando precisar, não terá que correr atrás delas de última hora. Mas lembre-se: guarde as peças em um local limpo, sem umidade e com ventilação.

Calibre os pneus com frequência: assim como em veículos automotivos, pneus calibrados corretamente garantem um melhor desempenho do trator e também reduzem seu desgaste, evitando deformações e a preservação da vida útil da borracha. A recomendação é que ela seja feita pelo menos uma vez por semana.

Atenção à calibragem dos pneus
Atenção à calibragem dos pneus

Não sobrecarregue o trator: Cada trator tem uma capacidade de carga máxima. Sobrecarregar o trator também pode causar danos aos componentes e/ou desgaste prematuro, e até mesmo acidentes. Portanto, sempre verifique a capacidade máxima. Segurança é outra prioridade ao operar qualquer trator, e o cumprimento das orientações do fabricante é imprescindível para evitar danos e garantir a segurança do operador e de terceiros.

Limpe e guarde o trator adequadamente: Ao guardar o trator, é importante limpá-lo completamente. Remova sujeiras, em especial, óleo e graxa que podem acumular durante o uso. A lavagem do trator é uma questão crítica para o correto funcionamento desses equipamentos, visto que é uma ação precisa para garantir a proteção dos seus componentes. Além disso, a limpeza regular permite ao operador inspecionar e identificar eventuais problemas antes que se agravem. A inspeção diária de itens como sapatas, pinos, buchas e mangueiras é fundamental para garantir a eficiência da máquina, onde há contato constante com a terra. O trator requer uma limpeza constante para evitar o acúmulo de material nos componentes, o que pode reduzir consideravelmente sua vida útil.

Um box adequado para lavagem do trator é importante
Um box adequado para lavagem do trator é importante

A escolha do momento adequado para lavar o trator é importante. É recomendável planejar a limpeza fora do horário de trabalho, pois isso pode levar um tempo significativo. Realizar a lavagem durante a operação pode ser prejudicial, atrasando a produção e gerando prejuízos. Além disso, a limpeza requer atenção e cuidado, e o movimento diário de colaboradores pode causar distrações e resultar em erros. Portanto, é essencial incluir o processo de lavagem no roteiro de manutenção preventiva. A lavagem de máquinas agrícolas exigem cuidados ambientais. Afinal, há orientações e regulamentações a respeito de condições sanitárias e ambientais ideais a serem práticas no processo. A NR 18, por exemplo, orienta sobre procedimentos preventivos no momento de preparo e lavagem das máquinas. Isso se dá, majoritariamente, por conta da destinação do resíduo pós lavagem. Óleos, graxas, líquidos tóxicos e de alta viscosidade podem contaminar o solo se descartados incorretamente, acarretando em danos irreversíveis. É imprescindível um box adequado para lavagem do trator é importante e, além do lava jato, deve estar equipado com barreiras de respingos, sistema de drenagem, filtragem e reuso da água. Depois de devidamente lavado, tenha um lugar adequado, protegido, seco para guardar o trator.

Manual do operador
Manual do operador

Sempre siga as orientações do manual do operador: Instruções como quando se deve fazer a manutenção preventiva e como operar a máquina corretamente estão contidas no manual do operador, que deve ser visto como uma ferramenta de apoio ao trabalho. A leitura do manual também pode ajudar o operador aumentar o desempenho e o rendimento da máquina e deve ser estimulada por técnicos e pelos próprios produtores rurais.

Leia também: