Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

CriaçãoGestão, Mercado e Economia

Podologia para preservar os animais saudáveis

Casco bovino devidamente tratado
 
O casqueamento preventivo em bovinos restabelece a forma e as proporções normais dos dígitos
 
O casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos nos bovinos, o mesmo é utilizado preventivamente na podologia das vacas, que é feita de duas a três vezes ao ano, isso evita ter que ‘curar o pé da vaca’, como dizem os especialistas no assunto.
 
O casqueamento preventivo em bovinos tem como finalidade restabelecer a forma e as proporções normais dos dígitos dos animais, restaurando a posição dos membros e favorecendo uma distribuição equilibrada do peso do animal.
 
Pensando no bem estar animal, o casqueamento preventivo deve fazer parte do cronograma anual da medicina preventiva nos rebanhos bovinos, pois hoje 99% das doenças de cascos que tem nas propriedades são oriundas de dermatite. Prevenção diária como, limpeza, organização dos barracões e um bom pedilúvio, é uma rotina simples que leva a um grande passo para a eliminação da pododermatite.
 
 
Um grande aliado do casqueador, é a tecnologia que leva inovação ao processo de casqueamento, fazendo com que o profissional entregue um trabalho bem executado. Implementar produtos e estar atento aos lançamentos do mercado podem ajudar o profissional na agilidade e rapidez no seu dia a dia, como por exemplo, o disco de lâminas para casco que além de otimizar a hora trabalho, reduz também o esforço repetitivo do casqueador quando comparado aos métodos antigos, evitando também o estresse do animal.
 
Hoje o profissional de podologia tem muitas opções para trabalhar e ganhar na agilidade, eficiência e qualidade. Garantir a saúde e integridade dos animais é essencial, e, por isso, vale a pena ficar de olho na qualidade do material escolhido para o trato da podologia.
 
Fonte: Flatonin comunicação
 
Leia também:
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *