CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Chamada para a 89ª Expozebu

A 89ª Expozebu está prestes a abrir suas portas para o mundo, prometendo mais uma vez destacar a excelência genética, inovação tecnológica e oportunidades de negócios de um setor que movimenta a economia nacional e contribui para geração de mais de 28 milhões de empregos no país, atraindo cerca de 400 mil visitantes.

A mais importante feira das raças zebuínas do país e maior feira de pecuária zebuína do mundo vai movimentar Minas Gerais. O evento, que acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, reúne os melhores exemplares das raças zebuínas e é o espaço ideal para que criadores invistam na melhor genética disponível no mercado.

Realizada anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com uma tradição de quase nove décadas, a ExpoZebu reúne criadores, investidores e toda a comunidade para celebrar as conquistas das raças zebuínas e suas contribuições para a sociedade. Este ano, a feira reforçará a força da carne e do leite, a relevância dos subprodutos da pecuária zebuína e apresentará mais do que apenas uma exposição de gado, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados, além de atrações pensadas para todos os públicos.

Além dos animais de linhagem pura, a 89ª ExpoZebu também destaca os avanços inovadores na genética zebuína, apresentando as mais recentes técnicas de reprodução, manejo de rebanhos e nutrição animal. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em palestras educacionais, workshops práticas e demonstrações ao vivo, oferecendo insights valiosos para impulsionar a eficiência e a produtividade.

Um dos maiores destaques da programação deste ano será a realização do 2º Comcebu (Congresso Mundial dos Criadores de Zebu), que reunirá produtores, especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o mundo em Uberaba, MG, de 1 a 4 de maio. O encontro, que dará ainda mais visibilidade para as raças zebuínas e seu potencial produtivo é capitaneado pela Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu). O Comcebu foi criado em 2022 em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Chamada para o COMCEBU
Zebu Connect Day, 01 de maio, realizado na Estância Orestes Prata Tibery Junior

A programação em 2024 contará com dia de campo, painéis de debate e palestras de especialistas renomados do setor. A programação será ampla com palestras importantes sobre o mercado, melhoramento genético, produção mundial, comércio mundial das raças zebuínas e a importância da produção de carne e leite nos trópicos no mundo todo. O congresso vai reforçar a programação da feira e vai discutir também as tendências de mercado, rastreabilidade, o que o mercado quer, a sanidade. Será mais um evento que reforça e engrandece a exposição.

A agenda comercial do evento conta, ainda, com 37 leilões e 6 shoppings de animais. A expectativa é de uma arrecadação superior a R$ 140 milhões, gerando mais de R$ 300 milhões em negócios.

A 39ª Mostra do Museu do Zebu apresentará o tema “40 Anos de Ciência, Cultura e Tecnologia: do Campo à Mesa: contribuições do gado Zebu para a mediação de conhecimento e produção sustentável de proteína animal”. Além disso, os projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade levarão estudantes para conhecer a instituição e a rica história do zebu dentro e fora do Brasil.

Animais nelore na pista
Animais nelore na pista

A 89ª ExpoZebu também celebra a cultura, tradição e paixão que envolvem a criação de gado zebuíno. Os visitantes poderão desfrutar da gastronomia mineira regional e entretenimento ao vivo, proporcionando uma experiência verdadeiramente imersiva na rica herança da pecuária brasileira.

A Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas estará de volta, com mais de 60 expositores confirmados e 10 dias de programação preparados. Em uma área de mais de 1.500 m², o público poderá conhecer a rica exposição e comercialização de produtos variados, como artesanatos, cachaças, cafés, doces, queijos e vinhos. Os tradicionais shows da ExpoZebu não vão deixar ninguém parado na edição de 2024. O palco da maior feira da pecuária zebuína do mundo receberá consagrados artistas da música nacional.

Nenhuma ExpoZebu estaria completa sem os tradicionais e aguardados julgamentos das raças zebuínas. A edição deste ano conta com 2.480 animais inscritos, que ocuparão os pavilhões do Parque Fernando Costa e participação de avaliações em diversas categorias que ressaltam o que há de melhor na genética de cada uma das raças.

Animais das raças indubrasil e guzerá na pista de julgamento
Animais das raças indubrasil e guzerá na pista de julgamento

Os animais inscritos nos julgamentos poderão entrar no recinto a partir de hoje, 15 de abril, às 7:00. A antecedência da chegada dos animais é pensada para permitir que eles se recuperem da viagem até o parque. Entre os dias 22 e 24, serão realizadas a recepção e identificação dos animais, com mensuração, diagnóstico de gestação e ultrassonografia de carcaça, no caso dos machos. No dia 25, será feita a pesagem dos animais. Os julgamentos das raças zebuínas terão início no dia 28 de abril, a partir das 7:00, e os últimos grandes campeões da edição deste ano serão anunciados no dia 4 de maio, à tarde.

A ABCZ realizará o 44º Concurso Leiteiro, que, em 2024, contará com a participação de 64 fêmeas das raças Gir Leiteiro e Sindi. O torneio será disputado em três categorias, em cinco dias de prova, com ordenhas programadas para 26 de abril a 1º de maio.

Mérito ABCZ
Mérito ABCZ

A ABCZ Mulher agregará a programação com palestras técnicas e workshops que contemplarão manejo racional, sustentabilidade e o mercado da carne, com a abordagem ao consumidor. Tradicionalmente, o Mérito ABCZ homenageará as personalidades que fazem história contribuindo para o desenvolvimento da pecuária zebuína.

Acesse a programação completa do evento CLICANDO AQUI.

Leia também: