CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasSem categoria

Edição especial para comemorar 15 anos da AgroBrasília

Pórtico da AgroBrasília

A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantada em 1977, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) foi integrado por produtores do sul do país que transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola.

No ano em que a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) completou 30 anos, foi posta em prática a ideia promissora e ambiciosa de realizar uma feira de agronegócio que demonstrasse todo o desempenho e sucesso da região. Nesse contexto surgiu a AgroBrasília. Realizada desde 2008, a feira apresenta resultados e números surpreendentes a cada nova edição. É o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central e a feira de agronegócio que mais cresce no Brasil.

Visão aérea do parque

A feira é considerada um evento-chave para o produtor rural de todo o Planalto Central e já tem data para acontecer: de 21 a 25 de maio, das 8h30min às 17h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 – PAD-DF. O evento desse ano comemora 15 anos de existência e terá como tema “O Agro do Futuro a Gente Cultiva Hoje”.

O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, estrategicamente localizado a 35 km de Brasília, foi projetado para abrigar a AgroBrasília. A estrutura oferece espaços para demonstrações agrícolas, áreas para equipamentos e animais, pavilhões para estandes, auditórios para eventos educacionais e uma infraestrutura completa de serviços, além de estacionamento, áreas de descanso, rede elétrica, ruas asfaltadas, sinalização e transportes internos são uns dos atrativos do local, que também conta com dois restaurantes, posto de saúde e cinco conjuntos de sanitários, espalhados pelos seus 500 mil m² de extensão.

A feira já se tornou uma das principais feiras de agronegócio do país, todo ano trazendo novidades e esse ano, terá uma área experimental com o Grupo Associado de Agricultura Sustentável-GAAS, que imprimirá mais sustentabilidade ao evento, além do pavilhão de inovação, com muitas tecnologias e startups da área. Oferta ao público as melhores novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Durante a feira, os participantes da AgroBrasília contam com palestras, workshops, automóveis, insumos, sementes, máquinas, pecuária, ILPF, artesanato, tecnologia e sustentabilidade.

Chamada para a AgroBrasília 2024

Uma área permanente para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) também é mantida no local, além de espaços dedicados à agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas próprias para o setor. Na sua última edição, compareceram 562 expositores e 175 mil visitantes, o que proporcionou a geração de R$4 bilhões e 800 milhões em negócios.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) e a Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF).

Leia também: