CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Ciência e TecnologiaCriaçãoGastronomiaNotícias

Raça Ideal quase triplica rendimento em lã e carne

Ovino Ideal

O Ideal é originário da Austrália, onde é também conhecido pelo nome de Polwarth. Desde algum tempo já eram conhecidos e muito apreciados os cruzamentos alternativos entre Merinos, Lincoln e Leicester, com a finalidade de obterem um ovino que mantivesse sempre 3/4 de sangue Merino e com aptidões desejadas. É considerada como data de formação da raça Ideal o ano de 1880.

Em 2024, a raça de ovinos Ideal completa 90 anos no Brasil. O plantel da raça, reconhecida pela qualidade de lã fina e pelo rendimento em carne, começou em 1934, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A criação começou pela aquisição de animais uruguaios que se mostraram muito produtivos em lã de altíssima qualidade.

Se lá nos anos 1930 a raça já desempenhou bem nos campos gaúchos, hoje os números mostram o quanto os ovinos da raça Ideal se desenvolveram neste período. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ideal, Milton Fernandes, afirma que na época da introdução da raça, o rendimento médio em lã de um carneiro era de 4 a 5 kg, e um animal adulto chegava aos 60 kg. Hoje, o rendimento em lã é de 12 a 15 kg, e um animal adulto pode chegar a 110 kg.

Algumas características da raça Ideal
Carneiro Ideal
Carneiro Ideal

Nestes 90 anos, o número de cabeças passou por oscilações que seguiram os ritmos do mercado para a lã e carne de ovinos. Mas a raça ideal vem buscando abertura de mercados e a valorização da lã de qualidade que hoje está presente na alta costura em várias partes do mundo. Além disso, a carne vem ganhando espaço na preferência dos consumidores, muito ligada ao churrasco e a alta gastronomia, mas há a perspectiva de atuar também levando novos cortes e adaptação para o consumo no dia a dia.

Além das características dos produtos obtidos através da criação, a raça se destaca pela rusticidade dos animais a campo. São animais que se submetidos a condições de estresse sobrevivem e produzem muito bem. Em rotação com agricultura, permite uma carga elevada de animais por hectare, promovendo altas produtividades.

Lã da raça Ideal
Lã da raça Ideal

Os primeiros festejos dos 90 anos da raça Ideal no Brasil se deram por ocasião da Agrovino, feira realizada no início do desse mês em Bagé. Na sequência, a Feovelha, que também comemora seus 40 anos nessa semana passada, em Pinheiro Machado. Em maio, a Fenovinos, realizada em Santa Margarida do Sul também marcará comemorações da data. Em todos os eventos de comemoração da raça no Brasil, produtores reconhecidos pelo apoio à difusão da raça são homenageados. Giras técnicas, seminários, capacitações e outros eventos farão parte da programação da raça ao longo do ano.

Além de comemorar, a Associação Brasileira de Criadores de Ideal quer realizar o reconhecimento dos esforços dos criadores, pesquisadores e entusiastas que vem contribuindo para que a Ideal seja cada vez mais importante na ovinocultura gaúcha. Para chegar aos 100 anos, o objetivo da entidade é aumentar o número de criadores e associados e divulgar a versatilidade e qualidade da raça, chegando a um século com um produtor tendo rentabilidade cada vez maior e melhorando tanto em lã quanto em carne.

Leia também: