Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogOpinião

Opinião – Segurança no Trabalho: prevenção de acidentes na lavoura

Mecânicos fazendo a manutenção de um trator

O agronegócio é um empreendimento como qualquer outro. E um dos assuntos que não podem ser negligenciados em nenhum momento é o da segurança no trabalho.

Os profissionais do campo, desde aquele que executa trabalhos manuais até o que manuseia grandes maquinários, estão sujeitos a uma série de riscos. Portanto, medidas preventivas para que a segurança seja aprimorada devem ser constantes. Elas podem prevenir pequenos incidentes ocasionados pela falta de preparo técnico, além de evitar custos com o reparo de equipamentos danificados pelo mau uso e prejuízos com a parada da cadeia produtiva ou pela perda de funcionários temporariamente.

Mas antes de pensar em custos e prejuízos, tem o fator preponderante para o gestor estar atento à segurança de forma constante e rigorosa: a integridade humana. Fique ligado em alguns requisitos que podem garantir a segurança de seus colaboradores.

Oferta de EPIs necessários. O primeiro passo para estabelecer uma boa segurança no ambiente de trabalho é o fornecimento dos EPIs adequados para cada função. A qualidade dos equipamentos também deve ser considerada!

Além de ser uma questão ética, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é requerido pela Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06).

EPIs para o trabalho de campo seguro

Capacitação dos funcionários. Este investimento gera vários benefícios, mas o mais importante para a saúde da empresa é a otimização dos resultados por conta do aumento de produtividade. Mas questões como diminuição de acidentes, diminuição do número de faltas, melhoria do ambiente de trabalho e satisfação pessoal dos colaboradores também são relevantes.

Um operador de máquinas agrícolas, por exemplo, precisa ser treinado para que exerça sua função, não só para que consiga aplicar todo o potencial do equipamento, mas para que também o opere em segurança e que diminua os gastos com manutenção corretiva. O déficit de mão de obra qualificada ainda é um dos grandes desafios do setor, e as empresas que driblam esse entrave sempre saem na vantagem.

Operador de roçadeira devidamente equipado
Operador de roçadeira devidamente equipado

Aja de acordo com a legislação. Assim como a NR-06 citada anteriormente, existem outras, como NR-31, PCMSO, PPRA e outras legislações que são focadas em regularizar uma cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho, buscando evitar acidentes. Descumprir qualquer norma regulamentadora pode ocasionar multas e o embargo de equipamentos, além de deixar os funcionários sujeitos a acidentes.

Tecnologia como aliada. Ela traz vantagens por meio do uso de programas que permitem o gerenciamento dos equipamentos à distância. Isso facilita muito o trabalho do supervisor, garantindo ainda mais segurança aos trabalhadores.

Desenvolva e divulgue a cultura da segurança na sua lavoura, no seu negócio. É mais uma forma de otimizar o trabalho, a produção e a rentabilidade. Além de demonstrar a responsabilidade ética que você tem com cada um daqueles que lhe ajudam a tocar o seu negócio. Respeito gera respeito!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *