CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Turismo e Lazer

BlogOpinião RuraltecTV – Agricultura 4.0: Tecnologia para todos do campo

Agricultura 4.0: Tecnologia para todos do campo

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES realizou o evento “Agricultura 4.0: Promovendo o avanço da tecnologia no campo em 2021”

Mais de 200 pessoas estavam on-line assistindo ao seminário. A programação contou com dois dias de palestras e debates, promovidos pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ-USP. As palestras da noite e a rodada de perguntas foram mediadas pelo professor José Paulo Molin, da USP.
 
Na palestra “Importância dos treinamentos para produtor/trabalhador rural no tema Agricultura 4.0“, ministrada por Luiz Felipe Xavier, analista técnico da Gerência de Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, foram apresentados os treinamentos do SENAR na área de Agricultura de Precisão e como a demanda por eles cresceu, baseada na mudança de perfil do produtor rural, ansioso por colocar sua propriedade em dia com a tecnologia.
 
“Hoje, dados geram e valem muito dinheiro e o produtor que não tiver conhecimento disso, que não se apropriar dessas tecnologias, está fadado a não progredir”, afirmou o engenheiro agrônomo.

Perfil novo e sede por tecnologia
 
Luiz abriu sua apresentação mostrando como a Holanda, país com área equivalente ao estado do Rio de Janeiro, tornou-se um expoente na agricultura a partir da transferência de tecnologia, pesquisa e assistência técnica de forma ostensiva para garantir a adesão dos agricultores às novas técnicas.
 
Segundo ele, cabe aos extensionistas e técnicos, “estarem à frente e provocar a demanda pelo uso da tecnologia”. Também é importante contar com boas parcerias, como empresas privadas e instituições de ensino, para que a capilaridade ajude a tecnologia a chegar ao campo.
O debate reafirmou que a tecnologia não é só para máquinas e equipamentos, é também para a gestão, dando ao produtor dados para subsidiar a tomada de decisão correta na hora correta. Com um mercado competitivo como hoje, se o produtor não tiver a gestão ‘na ponta do lápis’, ele acaba traçando o caminho errado.

Tecnologia no campo pode ser para todos
 
“É preciso desmistificar a ideia de que tecnologia é algo caro e inacessível. A tecnologia é para todos, produtores pequenos, médios e grandes”, afirmou.
 
A aquisição de dados é outra preocupação do SENAR. O objetivo é ensinar o produtor a captar dados de qualidade que vão embasar suas decisões – a princípio humanas, mas no futuro a inteligência artificial precisará de dados completos e corretos para auxiliar na propriedade.
“É preciso mudar essa ideia de que o produtor não se interessa por tecnologia. O produtor acordou, está sedento por aprender, e cabe a nós ensinar para que ele opere essas tecnologias e facilite sua vida”, refletiu Luiz.
 
“Nossa responsabilidade é dar o suporte que for necessário para que o produtor trace o melhor caminho possível na gestão de seus dados, no uso da tecnologia em sua propriedade”, concluiu.
 

Leia mais:
 
Todos os dias, com 5 minutos de leitura, você fica por dentro das mais importantes notícias do mundo do AGRO! Pílulas do Agro RuraltecTV!