CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasPremiações e Competições

Festa do Tomate 2024 abre venda de ingressos

Chamada para a Festa do Tomate de Paty do Alferes

O principal evento do Calendário Oficial de Paty do Alferes pausado em 2020 e 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, voltou em grande estilo em 2022, com estrutura ainda mais imponente, mais dias de shows e novas atrações para todos os públicos.

Maior produtor de tomate em cultivo protegido e aberto do Rio de Janeiro, com mais de 19 mil toneladas colhidas por ano, Paty do Alferes, município localizado no Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro, iniciou a contagem regressiva para a 34ª edição da Festa do Tomate. A próxima edição ocorrerá entre 24 de maio e 2 de junho de 2024 e a venda de ingressos começa hoje.

Vista da área da festa
O astro da Festa
O astro da Festa

A Festa do Tomate foi criada como forma de celebração. Em 1988, a cidade assumiu o topo do ranking de maior produtora do alimento no Rio de Janeiro. Então, os agricultores decidiram criar o evento para reunir cultura e tradição no bairro Arcozelo. Aos poucos, o espaço ficou pequeno, e as instalações da festividade passaram ao bairro Avelar, local que ainda recebe o evento atualmente. O evento é realizado anualmente no feriado de Corpus Christi, no Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig, em Avelar.

Mesmo com o passar do tempo, as características da primeira edição da Festa do Tomate são mantidas. A festa foi declarada Patrimônio de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2021. Foi preservada toda a identidade da produção rural que já existe há mais de 30 anos. O evento apresenta concursos agrícolas, concurso da culinária, da qualidade do tomate, a tradição da pecuária e agricultura vinculado ao tomate, tudo mantido rigorosamente ano após ano. Essa identidade segue, e os shows nacionais foram implementados para atrair mais visitantes e ter ainda mais peso.

Festa do Tomate de Paty do Alferes é Patrimônio Imaterial do RJ

Os shows com artistas nacionais e regionais de grande visibilidade, o carro-chefe da festa, atraem milhares de turistas à cidade, movimentando, assim, toda a cadeia de hoteis, pousadas, restaurantes e demais comércios. Durante a Festa do Tomate, o número de visitantes no município é 30% superior a outros períodos do ano, como carnaval. Além disso, o evento gera mais de 500 empregos diretos e indiretos, elevando também a ocupação hoteleira em 99%.

Maior produtor do Rio de Janeiro de tomate em cultivo protegido, que é a forma sustentável e realizada em estufas com menos insumos em comparação à produção de campo aberto, Paty do Alferes tem 210 hectares de plantações do alimento. O faturamento anual, de acordo com o município, é de R$ 118 milhões.

Lavoura de tomate em Paty do Alferes. O município é o maior produtor do RJ
Lavoura de tomate em Paty do Alferes. O município é o maior produtor do RJ

Além das diversas apresentações musicais, o evento terá Concurso Rainha da Festa do Tomate, Torneio Leiteiro, Concurso Qualidade do Tomate e Produtos Agrícolas, Fazendinha, Concurso Culinário, Salão do Artesanato, Galpão da Cachaça e Parque de Diversões.

Para acessar o canal de vendas de ingressos pela internet CLIQUE AQUI.

Leia também: