CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosPremiações e Competições

Prêmio Queijos do Paraná confirmado em 2025

Logo do Prêmio Queijos do Paraná

O Sistema FAEP/SENAR-PR confirmou que haverá uma nova edição do Prêmio Queijos do Paraná em 2025. Para celebrar a diversidade e a importância dos derivados lácteos paranaenses.

O objetivo do prêmio é reconhecer os produtores rurais, que fazem um trabalho de excelência. Os queijos produzidos no Paraná têm padrão internacional e os produtores paranaenses estão entre os melhores do país. O prêmio dá visibilidade a essa excelência.

Medalhas

A edição 2023 do prêmio reconheceu 98 produtos com medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Ao todo, 297 queijos foram julgados no concurso e a iniciativa reuniu 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva dos lácteos. Juntos, todos levaram a campo dezenas de ações voltadas ao desenvolvimento do setor lácteo.

O Paraná é, atualmente, o segundo maior produtor de leite do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São processados 12 milhões de litros por dia em território estadual, dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. O leite está presente como atividade econômica nos 399 municípios do Estado.

Queijo paranaense

A programação do auditório do museu 2025 ainda está em construção. Na primeira edição, além de todo o processo para a inscrição e escolha dos melhores queijos, houve ainda cinco palestras com profissionais e especialistas do setor de lácteos, realizadas no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Ao longo das etapas de inscrições, lives também foram promovidas para levar informações aos produtores e ao público geral sobre a cadeia dos lácteos.

Leia também: