CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Queijo Minas Artesanal

Um dos alimentos preferidos dos mineiros, o Queijo Minas Artesanal (QMA), já dispõe de uma publicação totalmente dedicada, com o lançamento do e-book “Queijo Minas Artesanal: Gosto e Território”. A obra está disponível gratuitamente CLICANDO AQUI.

A publicação traz uma perspectiva histórica sobre a iguaria e informações sobre a produção, a legislação, as microrregiões produtoras e alguns aspectos relevantes para a degustação e o conhecimento do Queijo Minas Artesanal. E ainda o mapeamento de informações importantes acerca do produto em sua jornada de reconhecimento enquanto patrimônio da cultura alimentar mineira.

Queijo Minas Artesanal

O e-book foi desenvolvido ao longo de 2022 pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte, como obra de referência tanto para estudiosos da gastronomia quanto para apreciadores e entusiastas da cozinha regional e do Queijo Minas Artesanal.

Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal é um dos mais antigos e tradicionais queijos brasileiros, reconhecido como elemento simbólico que perpassa as identidades culturais e sociais da sua região originária.

Leite cru
Leite cru

Elaborados a partir do leite cru, recém ordenhado e não pasteurizado, os queijos artesanais são compreendidos como produtos vivos que dizem muito sobre seus territórios e populações envolvidos em sua produção. Seu valor nutritivo é também simbólico, capaz de nomear culturas e distinguir grupos sociais.

A produção e divulgação de conhecimento podem contribuir para compreensão e valorização das diversas esferas atravessadas pelo simbolismo do Queijo Minas Artesanal.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *