CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Papapagaio verdadeiro (Amazona aestiva)

Pertencente à família dos Psittacidae, a mesma das araras, agapornis, maritacas, jandaias e tuins, o papagaio-verdadeiro é popularmente chamado de louro por todo o país. É a espécie mais capturada na natureza para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação, dentro e fora do Brasil. Embora ainda não esteja oficialmente ameaçado de extinção, caminha para isso se a captura de filhotes, associada à perda de habitat, continuar crescendo. É certamente um dos principais representantes da exuberância da Floresta Amazônica, que, por meio de sua fauna e flora, reúne um colorido contrastante típico da natureza de regiões tropicais. Nas penas, a ave traz, em tons vibrantes, o verde na maior parte do corpo; o azul-esverdeado na fronte e na bochecha; o vermelho com contornos de amarelo nos ombros; e o azul-escuro nas pontas das asas.

Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)

PAPAGAIO VERDADEIRO (Amazona aestiva)

Características – é considerada a ave mais inteligente que existe, podendo até imitar a voz humana, isto ocorre por apresentar a língua carnosa e uma estrutura chamada siringe modificada. São animais de vida longa, podem chegar facilmente até os 80 anos, apesar dos animais que são retirados da natureza viver no máximo 15 anos devido a alimentação errada. Somente é possível dizer que é macho ou fêmea com exames especiais. Mede cerca de 85 cm e pesa em torno de 400 g. Sua plumagem é predominantemente verde, apresentando a fronte azul com amarelo na cabeça envolvendo os olhos. Apresenta o encontro (parte superior da asa quando fechada) vermelho e o bico preto.

Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)
Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) em voo

Habitat – vive em áreas de mata seca e úmida, também em campos, cerrados, palmeirais e beiras de rio.

Ocorrência – desde a região nordeste passando pelo Brasil central até o sul do país, estendendo-se para a Argentina, Paraguai e Bolívia.

Hábitos – fora do período reprodutivo são avistados em grandes bandos.

Alimentação – frugívoro, granívoro e larvas de insetos que encontra nas árvores frutíferas da região. Ele usa as patas para segurar os alimentos. Pode também ser avistado em áreas de grandes plantações (milho, girassol, sorgo) e pomares.

Área de ocorrência do papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)
Área de ocorrência do papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)
Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) no ninho
Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) na entrada do ninho

Reprodução – sua reprodução ocorre em períodos variados dependendo da localidade. Após 5 anos de vida os papagaios procuram formar um casal, que se torna fiel por toda a vida. Este casal procura um oco de árvore e palmeiras ou ainda cupinzeiros de grande porte, onde preparam o ninho com madeira roída pelo forte bico, na época reprodutiva a fêmea coloca 3 a 4 ovos que são chocados durante 28 dias por ambos os pais, que também se revezam no cuidado com os filhotes que dura até a postura do próximo ano.

Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)
Filhotes de papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) capturados pelo tráfico
Filhotes de papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) capturados pelo tráfico

Ameaças – é o papagaio mais procurado como animal de estimação por ser considerado um excelente “falador”. Assim sendo, a captura para o comércio é a principal ameaça para a espécie. Em algumas regiões de sua ocorrência as populações estão sofrendo declínio acentuado.

Assista ao vídeo “A conservação do papagaio-verdadeiro”

Leia também: