Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Chamada para a Expoforest 2023

São mais de duas centenas de empresas, de diferentes segmentos que atendem o setor florestal. Grandes marcas com grandes lançamentos

A 5ª edição da Expoforest – Feira Florestal Brasileira acontecerá entre 9 e 11 agosto em Guatapará/SP, com a marca de 200 expositores ultrapassada. São mais de duas centenas de empresas, de diferentes segmentos que atendem o setor florestal, que estarão concentradas em uma floresta de eucalipto da Sylvamo.

A cada edição a feira evolui, trazendo diferentes interações com o público e expositores. Grandes marcas aproveitam o evento para laçarem mundialmente novas soluções para o setor florestal. A feira é realmente uma vitrine para o mercado. Profissionais do mundo todo vêm ao Brasil para participar da experiência que é a Expoforest, buscando as novidades que tornam o setor mais produtivo e sustentável ao mesmo tempo.

Vista aérea da área do evento

A feira é uma oportunidade para as marcas apresentarem na prática seus diferenciais a um público altamente especializado. Ela acontece dentro de uma área de plantio de eucalipto e possui espaços de demonstrações estáticas e dinâmicas, com corte, arraste, processos e movimentação de madeira.

Ao todo são mais de 200 hectares, contando com os espaços dos expositores, trilhas, estacionamentos e área de apoio. Ao mesmo tempo, a Expoforest é também uma chance de profissionais do setor florestal do Brasil e do exterior conhecerem lançamentos, novas tecnologias e compararem soluções, durante os três dias de feira.

Demonstração de equipamentos
Demonstração de equipamentos
Público na área da feira

O setor florestal brasileiro

O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante. Segundo o relatório da Ibá 2022, o país possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.

Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.

Um pouco da história da Expoforest e da região do evento

A Expoforest – Feira Florestal Brasileira, nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

Público nos stands
Entrada da Expoforest

Em 2011 e 2014 as edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto. Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a feira aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, Região de Ribeirão Preto (SP) e reuniu 30.654 visitantes, com 240 expositores.

Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

Logo da Expoforest

A edição de 2023 da Expoforest será realizada na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna – SP 255 – Km 39, no município de Guatapará, localizada a 45 km de Ribeirão Preto/SP, em uma área de 200 hectares de floresta de eucalipto clonal de 7 anos de idade e terá horário de visitação das 09 às 17 horas. A expectativa é que receba cerca de 40 mil visitantes.

A região de Ribeirão Preto apresenta economia baseada no agronegócio, alta tecnologia, forte poder aquisitivo e muitos dias de sol durante o ano, sendo conhecida como a Califórnia brasileira. A cidade possui excelente infraestrutura, fácil acesso aéreo e rodoviário. A região também se destaca por receber os maiores eventos agrícolas da América Latina. Uma ampla rede hoteleira está disponível na cidade.

Coordenadas que podem ser utilizadas para localizar a feira em aplicativos de navegação: -21.5224518, -47.9299278.

Para mais informações CLIQUE AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *