CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaPastagens e Forrageiras

Extensionistas recebem treinamento para utilização de fertilizantes em pastagens

Vaca girolando em piquete com pasto vigoroso
Programa Bifequali promove treinamentos on-line para otimização e uso racional de fertilizantes em pastagens em fazendas de gado de corte
 
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, em parceria com a Embrapa, iniciou capacitação de 70 profissionais rurais para atuação na assistência e comercialização de adubos para pastagens e plantas forrageiras. O objetivo é promover o uso eficiente e sustentável de fertilizantes.
 
A capacitação para recomendação do uso adequado de fertilizantes em pastagens é de grande importância para o setor, pois contribui para impulsionar a produtividade da pecuária e auxiliar na redução nas emissões dos gases de efeito estufa.
Sabe-se que cerca de 13% do território brasileiro é coberto por pastagens plantadas e estima-se que mais de 100 milhões de hectares dessas pastagens no Brasil encontram-se em situação de degradação, aumentando as emissões de GEEs (gases do efeito estufa). Capacitar profissionais sobre técnicas de adubação de pastagens, auxilia a reverter esse ciclo com incremento da produtividade da pecuária, redução dos impactos ambientais causados pela degradação do solo e ainda contribuindo para o Brasil atingir suas metas de emissões de GEEs.
 
A fertilização dos pastos muitas vezes acontece de forma inadequada e sem embasamento técnico, o que culmina em resultados aquém do esperado. Com profissionais rurais preparados espera-se reverter este quadro.
 
O programa tem como referência a metodologia de capacitação continuada do programa Bifequali TT, da Embrapa Pecuária Sudeste.

O conteúdo apresentado inclui:

  • manejo da fertilidade do solo com pastagens;
  • fundamentos para o sucesso na implantação de pastagens;
  • conceitos sustentáveis de manejo e adubação de pastagens;
  • estimativa de massa de forragem e adequação da lotação animal;
  • conceitos básicos de orçamentação forrageira;
  • e exercício sobre planejamento da produção de forragem na propriedade.

Com o aumento na presença da carne bovina brasileira nos mercados globais e da exigência do mercado consumidor quanto à produção sob boas práticas é essencial o intercâmbio de conhecimento técnico e a aceleração do processo de transferência de tecnologias para aumentar não só a sustentabilidade, mas também a rentabilidade do setor.

A baixa utilização de fertilizantes em pastagens é comprovada pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Apenas 2% do total de fertilizantes comercializados no Brasil são utilizados nesse segmento.

Identificação da procedência de fertilizante

A empresa pede que clientes não recebam a mercadoria em casos de suspeita e a notifiquem imediatamente

Com o surgimento de novos casos de adulteração de cargas de fertilizantes, principalmente no Mato Grosso, a Mosaic Fertilizantes reforça a importância de o produtor rural identificar alterações e não utilizar produtos se tiver suspeita de que não sejam originais.

A companhia tem fortalecido as medidas de controle e segurança, incluindo ações junto às transportadoras, haja vista que as fraudes têm ocorrido depois que os produtos saem da fábrica, bem como apoiado as autoridades nas investigações em andamento.
Neste sentido, a Mosaic Fertilizantes elaborou as seguintes recomendações a serem seguidas pelos seus clientes no recebimento do produto:

NO CAMINHÃO

  • Recomenda-se avaliar se não há nenhum rompimento nos fechos ou remendo na lona.
  • No caso de veículos destinados às revendas e cooperativas, verificar com atenção os lacres do veículo, que devem ter a mesma numeração, que também é descrita no campo de observações das notas fiscais do produto. Caminhões e carretas simples contam com quatro lacres na lona, enquanto bitrens e rodotrens têm oito.

ANTES DE ABRIR O PRODUTO

  • Observar se as condições do lacre e se o logo da empresa está intacto;
  • Checar se todos os big bags estão em boas condições, com peso e volume uniformes, e devidamente lacrados.

AO ABRIR A EMBALAGEM

  • Verificar a característica física do produto: se o formato dos grânulos estão fora do padrão e/ou irregulares ou se a coloração é diferente do padrão normalmente recebido.
TESTES PRÁTICOS
 
Existem dois testes práticos que podem ser feitos para verificar a qualidade do produto: 
  • Teste de solubilidade na água, pois o KCl (Cloreto de Potássio) é 100% solúvel, enquanto os produtos fraudados não são.
  • Adição de suco de limão, que feita no produto fraudado provoca desprendimento de bolhas de gás, como em um efeito efervescente. Vale ressaltar que esta orientação não se aplica para MAP (Fosfato Monoamônico) e MicroEssencials.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE ADULTERAÇÃO DO PRODUTO

  • Não receber o produto até a confirmação da sua regularidade
  • Compra CIF – contatar a equipe comercial que o atende ou central de atendimento 0800 118 649
  • Compra FOB – contatar a transportadora contratada pelo cliente para o transporte da mercadoria e equipe comercial conforme instruções acima
  • Compra por canais de venda (cooperativas e revendas) – contatar a equipe comercial do revendedor

A Mosaic Fertilizantes reforça que qualquer intercorrência deverá ser comunicada às autoridades responsáveis. Para mais informações ou dúvidas, acesse o site: www.mosaicco.com.br.

Fonte: CDN Comunicação

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *