CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAlimentação e SaúdeCiência e TecnologiaGastronomiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Embrapa divulga em evento internacional a maçã de vermelho intenso

Uma maçã com casca 100% vermelha, essa é a Purple Gala - Foto: Viviane Zanella

Uma cultivar de maçã Gala com a casca 100% vermelha foi uma das tecnologias levadas pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) na sua participação na Anuga Brazil 2024 na semana que passou. Apresentada ao mercado em 2022, a BRS Gala JVZ64, cujo fruto é denominado comercialmente como “Purple Gala”, é a primeira maçã Gala com a casca 100% vermelha, que foi selecionada pela Embrapa em parceria com a empresa Jardim dos Clones. A coloração diferenciada da casca, resultante de uma mutação natural da planta, é o principal atrativo da nova cultivar, que mantém todas as características positivas relacionadas ao sabor, tamanho do fruto e produtividade. A empresa Jardim dos Clones é responsável tanto pela comercialização dos frutos à rede varejista, como pelas vendas das mudas da nova cultivar.

A coloração da epiderme dos frutos do genótipo BRS Gala JVZ64 é distinta, tanto pela precocidade em formação da pigmentação antociânica, quanto pela uniformidade observada entre os frutos. As antocianinas compõem o mais importante grupo de pigmentos de origem vegetal e o maior grupo de pigmentos solúveis em água. Elas são estudadas em todo o mundo como agentes de coloração natural em alimentos, responsáveis pelos tons compreendidos desde a coloração vermelha até a coloração azul, ou amarela (condição alcalina) em muitas frutas, legumes e hortaliças.

A casca da Purple Gala exibe um vermelho intenso excepcional, com recobrimento compacto da epiderme dos frutos, distribuição uniforme da coloração superficial e sem estrias, característica que é uma tendência mundial em termos de diferencial organoléptico (efeito sobre os órgãos dos sentidos) e de preferência pelos consumidores. A purple é o sonho dos consumidores brasileiros que “compram com os olhos” e sempre buscam uma fruta toda vermelha.

Pigmentação antociânica em pecíolos (A), botões florais (B) e flores (C) da cv. BRS Gala JVZ64 - Foto: Paulo Ricardo Dias de Oliveira
Coloração vermelho-arroxeada que recobre completamente a superfície das maçãs da cv. BRS Gala JVZ64 - Foto: Paulo Ricardo Dias de Oliveira
Coloração vermelho-arroxeada que recobre completamente a superfície das maçãs
da cv. BRS Gala JVZ64 – Foto: Paulo Ricardo Dias de Oliveira
BRS Gala JVZ64. Primeira cultivar de maçã do grupo Gala full color desenvolvida no Brasil - Foto: Fábio Ribeiro dos Santos
BRS Gala JVZ64. Primeira cultivar de maçã do grupo Gala full color
desenvolvida no Brasil – Foto: Fábio Ribeiro dos Santos

A cultivar está obtendo sucesso no mercado. Desde o primeiro contato dos compradores interessados até o recebimento e comercialização da fruta nos pontos de venda escolhidos, os distribuidores, comerciantes e consumidores têm elogiado a excelente qualidade da fruta.

A Purple Gala apresenta grande potencial especialmente por ser a primeira cultivar gala totalmente vermelha, ou “full color”, que está dando certo em solo brasileiro. Frutos como a Purple Gala serão o futuro da pomicultura para os especialistas. É uma maçã que chama a atenção. Todos querem comprar. Ela vende rápido e por um preço 10% superior em relação às cultivares disponíveis no mercado brasileiro hoje. Com certeza já é uma ótima opção para abastecer o mercado interno e alavancar as exportações.

Outro aspecto importante é que, na safra 2021/2022, a falta de chuvas e o excesso de calor influenciaram diretamente na “deficiência de cor” das maçãs, fato que não teria acontecido com a Purple Gala. Ao longo de várias safras ela segue se mostrando estável. A purple gala também chama a atenção pela qualidade e homogeneidade no tamanho da fruta, o que lhe rendeu a classificação de CAT 1, a categoria mais valorizada. Cerca de 90% da Purple Gala foi classificada como CAT 1, enquanto que o mais comum das galas brasileiras é de 55%. É uma fruta que, tanto pelo tamanho como coloração, garantirá o escoamento da produção e lucro para o produtor.

Produtor Fernando Soldatelli, produtor responsável pela condução da área de avaliação agronômica e validação do novo clone, que forneceu a fruta para a avaliação no mercado - Foto: Fábio Ribeiro dos Santos
Produtor Fernando Soldatelli, produtor responsável pela condução da área de avaliação agronômica
e validação do novo clone, que forneceu a fruta para a avaliação no mercado
Foto: Fábio Ribeiro dos Santos

A história da Purple Gala

A nova cultivar foi inicialmente identificada e selecionada em 2013, pelo engenheiro agrônomo João Zuanazzi, a partir de uma mutação observada em um pomar da cultivar royal gala, no município de Vacaria (RS). Em 2018, a Embrapa foi convidada por um grupo de produtores, atualmente reunidos na empresa Jardim dos Clones Produção e Comercialização de Frutas e Mudas, a participar da avaliação desse novo clone da cultivar gala, que apresentava como principal característica produzir frutos de coloração 100% vermelha e, portanto, de elevado potencial agronômico e comercial. A partir de então, foi estabelecida uma parceria de cooperação técnica para o co-desenvolvimento da cultivar.

Pesquisadores com a nova maçã - Foto: Viviane Zanella
Pesquisadores com a nova maçã – Foto: Viviane Zanella

A Embrapa Uva e Vinho mobilizou pesquisadores que ficaram responsáveis por realizar avaliações agronômicas, da qualidade e do armazenamento dos frutos, bem como pelo atendimento aos requisitos legais de proteção e registro da cultivar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, a equipe da Embrapa atuou atestando a identidade genética e a sanidade do material propagativo e assegurando a correta multiplicação do material vegetal básico.

O novo clone, registrado e protegido no Mapa como a cultivar BRS Gala JVZ64, é distinguível pela intensa pigmentação observada em diferentes órgãos, desde o desenvolvimento inicial das plantas é um verdadeiro produto brasileiro.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *