CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e Energia

Fruticultura – Manejo do solo contra a fusariose em bananas

Bananas maduras

Estudo da Embrapa identifica que solos mais ácidos e com menor saturação por bases fazem com que as plantas sejam mais afetadas pela fusariose

Atualmente, a fusariose da bananeira ou mal-do-Panamá ou Tropical Race 4 (TR4), causada por um fungo de solo (Fusarium oxysporum f. sp. cubense), é a principal doença desta cultura.

Como as medidas mais usuais de controle de doenças em plantas, como aplicação de fungicidas ou rotação de culturas, são ineficientes para enfrentar a fusariose e não há cultivares de bananeira resistentes à TR4, busca-se identificar possíveis condições de solo onde as plantas sejam menos afetadas pela doença.

Bananeiras atacadas pelo Mal do Panamá
Bananeiras atacadas pelo Mal do Panamá
Bananal atacado pelo Mal do Panamá
Bananal atacado pelo Mal do Panamá

Tem-se observado que bananais de uma mesma cultivar podem apresentar diferentes intensidades de fusariose, sugerindo que fatores ambientais possam estar envolvidos nesta variação.

Nas áreas de produção em São Bento do Sapucaí/SP, os solos são mais compactados e apresentam maior resistência à penetração de raízes, determinando maior incidência de fusariose. Como os bananais são manejados com menor uso de insumos químicos, os atributos físicos do solo mostram-se mais importantes para modular a intensidade da doença.

A pesquisa mostra que em cultivares de banana Prata, observa-se que plantas afetadas pela doença apresentam desequilíbrios nutricionais, com teores mais baixos de cálcio e de potássio em relação aos de nitrogênio.

Mal do Panamá

Tais informações têm grande importância tanto para produtores rurais, como para consumidores que apenas desejam dispor de uma fruta saudável e com preço acessível. O reflexo imediato de uma doença tão grave quanto a fusariose da bananeira, é a redução da oferta de frutos e o aumento do preço.

A saúde das plantas depende da saúde do solo

O objetivo do trabalho é que sejam encontradas soluções integradas para o controle de doenças, indo além da aplicação de defensivos, definindo estratégias de manejo para reduzir as perdas provocadas pela doença e aumentar a produtividade da bananeira.

Neste projeto também estão sendo investigadas alternativas de manejo da doença orientadas à saúde da planta via saúde do solo, bem como à redução de fatores de predisposição, como a presença do moleque-da-bananeira.

A equipe pretende disponibilizar um sistema multicritério de indicadores para avaliação de impactos e adoção de Boas Práticas de Manejo direcionadas à convivência com a fusariose-da-bananeira.

Leia também:

Cientistas desenvolvem banana resistente ao Mal do Panamá

Epamig publica livro sobre cultivo de banana

Fungo controla broca-da-banana