Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Dia do Agronegócio
O agro representa cerca de 25% do nosso PIB e emprega direta e indiretamente mais de 18 milhões de brasileiros
 
O agronegócio está presente na vida de cada um de nós, a todo momento, onde quer que seja, o que você estiver consumindo. Todo produtor rural deve se sentir orgulhoso por fazer parte dessa cadeia produtiva que é hoje a principal atividade econômica do país, contribuindo decisivamente na balança comercial brasileira.

No período da pandemia, foi um dos únicos setores econômicos do país que cresceu, mesmo neste cenário tão adverso. As expectativas ainda são de novo crescimento! O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária deve atingir a receita recorde de mais de R$ 1 trilhão em 2021. Um crescimento de 15,8% em relação ao ano passado, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Hoje, o sistema agroalimentar nacional é um dos mais competitivos do planeta, sendo capaz de entregar proteína animal e vegetal com biosseguridade aos mercados interno e externo.
E se contarmos com um processo de gestão eficiente baseado em avanços significativos relacionados à pesquisa, ao uso de novos equipamentos e da tecnologia da informação e comunicação, será possível crescer ainda mais.
O agro representa cerca de 25% do nosso PIB, segundo o Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro), e emprega direta e indiretamente mais de 18 milhões de brasileiros, o que é equivalente a quase 20% dos trabalhadores do País, de acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O agronegócio continua se reinventando e evoluindo a cada dia. Na agricultura 4.0, já podemos contar com softwares que indicam o melhor talhão para plantio, robôs que acionam tratores e pulverizadores automaticamente, sensores que organizam e dão detalhes sobre as produções e tecnologia LED em cultivos dentro de estufas.
E isto é apenas o começo. Podemos esperar por uma transformação nesta nova década.
A produção baseada no tripé da sustentabilidade: socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável já é uma realidade em nossas terras. Diante deste novo cenário, as empresas e colaboradores desta complexa cadeia produtiva têm se profissionalizado com as presenças indispensáveis de engenheiros, pesquisadores, empreendedores, cientistas, técnicos, veterinários, biólogos, zootecnistas e tantas outras especialidades.
O agronegócio está sempre de olho nos desafios do futuro. Uma parcela cada vez maior da sociedade tem desenvolvido mais consciência sobre o que consome e o impacto que isso traz e os produtores do agro estão atentos para atender a estas demandas.
Estamos vivenciando o nascimento de uma nova geração de empresas e empreendedores. A combinação de tecnologias em várias frentes do desenvolvimento humano, como robótica, Blockchain, internet das coisas (IOT), Big Data, drones, realidade virtual, entre outras, está inaugurando uma nova era, colocando o país em destaque na criação de startups para o agro nacional e mundial.
Parabenizamos os produtores rurais e os envolvidos neste setor fundamental para a vida de todos. E nos orgulhamos de, com o pouco que fazemos, contribuir para o desenvolvimento do setor!
 
Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *