Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogCiência e TecnologiaSustentabilidade

Sustentabilidade – Agricultora se dedica à disseminação de boas práticas agropecuárias sustentáveis

Dulce Ciochetta

Dulce Ciochetta é responsável pela gestão do Grupo Morena, de Tangará da Serra (MT) e tornou-se referência nacional na adoção de práticas sustentáveis na agropecuária

O Grupo Morena destina 6.900 hectares para a produção de soja, milho e gado pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Em 2018, Dulce foi umas das vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro, que reconhece a importância das mulheres do agro e reforça que a atuação seja cada vez maior e mais eficiente.

Vale lembrar que, de acordo com levantamento da ONU, as mulheres representam 43% dos trabalhadores rurais no mundo e, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 1/3 dos cargos de gerência nas fazendas são ocupados por mulheres.

Há tempos, Dulce Ciochetta luta por uma agricultura brasileira carbono neutro. Dulce aponta que seu aprendizado veio de muito investimento em inovação e pesquisa no campo para chegar a novas formas de produção na lavoura.

De acordo com o que aprendeu na prática, a adoção de ações conservacionistas e um manejo mais inteligente no campo permite atingir um aumento de rentabilidade, com diversificação do negócio e, acima de tudo, com perenidade da produção, tendo como principal insumo o solo em se planta.

Carbono Zero

Neste ano, a Bayer lançou o PRO Carbono, do qual Ciochetta faz parte, que oferece novas vantagens para produtores dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo, a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis, como a intensificação do plantio direto ou o plantio de cultivos de cobertura.

Dulce acredita que os agricultores têm o papel de preservadores. “Cerca de 25% do nosso território é conservado. E este projeto mostra o quanto a agricultura pode contribuir para a sustentabilidade. Nós somos parte da solução e não do problema”, completa a agricultora.

A teoria na prática

Os 61 funcionários que administra estão sempre participando de cursos e palestras com o objetivo de aprimorar a gestão e para que eles possam sanar as dúvidas que surgem em decorrência das normativas do Ministério da Agricultura.

Ela e seus colaboradores também criaram o projeto Fórum Sentinelas que incentiva ideias sustentáveis dentro do campo. Professores são convidados a abordar temas como uso da água, reciclagem e desperdício, entre outros. Além disso, foi lançado o Desafio Sentinela, onde os funcionários implementam e são premiados por criações inovadoras relacionadas ao tema.

Reúso da água

Ainda no quesito sustentabilidade na produção, a fazenda da qual é gestora, é referência no reaproveitamento de água da chuva, que é reutilizada na lavoura para pulverização.

Outra característica que diferencia o Grupo Morena no quesito sustentabilidade é o sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), implantado há 12 anos, com o plantio de eucalipto em áreas de baixa produtividade de soja. Oito anos depois, a pecuária também passou a integrar este sistema de diversidade de culturas na propriedade.

Dulce diz orgulhosa que a integração é um sucesso, e fez com que a produtividade da soja aumentasse, com ganhos no bem-estar dos animais.

Eis um projeto e uma vivência que demonstra que a sustentabilidade não é um entrave, mas sim uma oportunidade de negócio! Se informe sobre sistemas de boas práticas agrícolas que podem levar sua fazenda a alcançar maior eficiência e rentabilidade.

Leia também:

Valorização da mulher rural promove maior produtividade na agricultura

Mulheres no agro – Participação mais ativa nos negócios

Aumenta a participação de mulheres na agricultura familiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *