Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaCapacitaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Publicação – Caminhos para o aumentar da produtividade do milho

Ilustração com lavradores no milharal

A obra apresenta informações de forma simples e objetiva, incluindo o potencial de produtividade do milho em SC

“Potencial e lacunas de produtividade de milho em Santa Catarina” é o livro recém-lançado pela Epagri e FieldCrops da UFSM. A publicação aborda maneiras eficientes e lucrativas de aumentar a produção de milho em SC, por meio da produtividade de grãos nas áreas já utilizadas para a agricultura. O E.book pode ser baixado gratuitamente CLICANDO AQUI.

A obra apresenta informações de forma simples e objetiva, incluindo o potencial de produtividade do milho em SC, as lacunas de produtividade, os fatores de manejo que promovem perdas de produtividade nas lavouras de milho de Santa Catarina e o potencial limitado por água.

O projeto foi executado durante as safras agrícolas de 2020/2021 e 2021/2022, abrangendo 39 municípios e aproximadamente 300 lavouras monitoradas. O objetivo foi aumentar a produção de milho no estado, considerando a área atual de cultivo e aplicando manejo baseado em processos.

Milharal

Objetivos: aumento da produtividade com sustentabilidade

A publicação é resultado de um Acordo de Cooperação entre a UFSM e a Epagri e faz parte de um protocolo global com 75 países participantes. Em Santa Catarina, uma pesquisa buscou identificar as principais lacunas que impedem a obtenção de maiores produtividades, para elevar a produção de milho no estado e contribuir para a sustentabilidade da produção de milho.

O pesquisador Leandro do Prado Ribeiro coordenou as ações na Epagri e uma rodada de palestras, denominada “Giro Técnico do Milho”, será realizada entre os dias 20 e 23 de junho de 2023 para discutir os principais resultados do projeto de forma presencial nas principais regiões produtoras de milho da região.

Os responsáveis pela obra afirmam que aumentar a produção através da produtividade de grãos nas áreas já utilizadas para a agricultura é um compromisso com as gerações futuras.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *