CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

O azeite Mantikir Summit Premium

Produzido no olival mais alto do mundo, o Azeite Mantikir Summit Premium, conquistou o primeiro lugar na categoria Produção Limitada (até 2.500 litros) no concurso Evooleum 2024, realizado na Espanha. O certame é considerado o “Oscar” dos azeites. Assim, o Mantikir, que é produzido no Refúgio Tuiuva, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, passa a integrar o guia Evooleum 2024 dos 100 melhores azeites do mundo. O Refúgio Tuiuva está a quase 2000 m de altitude na Serra da Mantiqueira.

O azeite, que tem acidez de 0,11%, é um blend formado com as variedades de azeitonas Arbequina, Coratina, Grapolo e Koroneike, e cultivadas a uma altitude acima de 1,9 mil metros. Os diferenciais de manejo, clima e altitude garantiram alta qualidade ao produto e uma pontuação de 93/100 no Top 20 Evooleum Produção Limitada.

O proprietário Herbert Sales ressalta que a premiação é importante e vem reconhecer o trabalho desenvolvido na propriedade. A produção na unidade é nova, com cerca de quatro anos da implantação das primeiras oliveiras. O azeite Mantikir Summit Premium é oriundo da segunda safra da unidade.

O Azeite Mantikir Summit Premium, premiado no Evooleum 2024, guia dos 100 melhores azeites do mundo
O Azeite Mantikir Summit Premium, premiado no Evooleum
2024, guia dos 100 melhores azeites do mundo

Em Maria da Fé, a fazenda é basicamente de olival, mas também produz vinho. Trata-se do olival mais alto do mundo, com 1.910 metros. As azeitonas que deram origem ao Mantikir Summit Premium foram colhidas no topo da fazenda. O blend foi enviado para o Evooleum, que avaliou azeites de todos os continentes, com a participação de mais de 500 produtores.

O Mantikir Summit Premium, que tem um volume limitado devido aos desafios da produção, é de alta qualidade e destinado aos paladares mais exigentes. Assim, o produto é voltado para o mercado interno e especializado. Está à venda em garrafas de 250 ml por cerca de R$ 190 no Espaço Essenza Vinícola Boutique.

Vista da área de produção na Serra da Mantiqueira
Vista da área de produção na Serra da Mantiqueira
Plantado em 2020, olival está em sua segunda safra
Plantado em 2020, olival está em sua segunda safra

A propriedade produz o azeite em terraços, enfrentando muitos desafios em relação ao manejo, por isso, não conseguem produzir em larga escala. Portanto, trata-se de um produto de boutique, refinado, de alta qualidade e com um tíquete maior de venda, explica Herbert Sales.

Um dos diferenciais da qualidade alta do azeite é a altitude da fazenda. A propriedade tem um quesito muito importante. A oliveira precisa de horas de frio e a propriedade acima de 1,7 mil metros tem uma quantidade de horas de frio maravilhosa. A altitude elevada faz com que as plantas sejam submetidas a muitas horas de frio, cerca de 2 mil horas abaixo de 10°C, e também de seca, já que em altas altitudes não há grande absorção de água pela drenagem muito boa. Assim, o Mantikir Summit Premium é caracterizado por ser um azeite bem equilibrado em picância, amargor e doçura em boca.

Premiação do Evooleum
Premiação do Evooleum

Sobre a premiação

O Evooleum é o Concurso Internacional de Qualidade do Azeite Extravirgem organizado há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO). O Guia EVOOLEUM World’s TOP 100 Extra Virgin Olive Oils – com versões em inglês e espanhol – elabora anualmente o exclusivo EVOO TOP100 com os 100 melhores azeites extravirgens do mundo. O corpo de degustadores do concurso espanhol é considerado o mais experiente e exigente grupo de provadores internacionais.

Leia também: