CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisPremiações e Competições

Prepare-se para a Expoleite Arapoti

Logo da Expoleite Arapoti

Tradicional feira do gado holandês de Arapoti/PR, a Expoleite na sua 50ª edição, será realizada nos dias 11 a 13 de julho. O evento, realizado pela Capal Cooperativa Agroindustrial, irá celebrar sua edição histórica neste ano.

As primeiras exposições do gado leiteiro aconteceram logo no início da colonização, por volta de 1965, e eram chamadas de Dia da Criação de Gado de Leite e duravam apenas um dia. Esse evento foi realizado em vários lugares diferentes. Na época, os produtores levavam os animais a pé para participarem da exposição. Certamente os eventos do Dia de Criação de Gado de Leite marcaram o início da Expoleite, uma oportunidade para confraternização e competição entre os criadores, sendo um incentivo para a melhoria constante da qualidade do rebanho e da produção. Atualmente a Expoleite é realizada no Parque de Exposições Capal, à Rua Luís Binoto, 164, Arapoti, PR.

Animais na pista de julgamento
Animais na pista de julgamento

A Expoleite já se consolidou como a principal feira de pecuária leiteira da região e uma das mais importantes exposições especializadas em animais da raça Holandesa no Brasil. Na última edição, mais de 20 mil pessoas prestigiaram as atrações do evento. O cinquentenário da Expoleite será marcado por uma série de novidades tanto na programação quanto na estrutura física do parque. A organização está à frente de diversas obras de restauração do espaço para recepcionar os visitantes.

Entre as melhorias, destaca-se um portal na entrada principal do parque para facilitar o acesso à feira. O moinho localizado na entrada, que há 40 anos é considerado um símbolo turístico do município, também vai receber aprimoramentos ao seu redor para ficar ainda mais convidativo. Outras melhorias serão realizadas nos sanitários e no assentamento do terreno para deixá-lo mais plano.

Museu do Imigrante Holandês

O Museu do Imigrante Holandês, outra referência cultural e ponto turístico de Arapoti, vai marcar presença na Expoleite. Na feira, será organizada uma exposição com o tema “50 anos da pecuária de leite da Capal”, com acervo especial que vai levantar a história da prática na região, hoje considerada a terceira principal bacia leiteira do Brasil.

O Café com Bolo, momento especial com as famílias pioneiras, que tem o intuito de homenagear os primeiros cooperados da Capal, acontecerá novamente nesta edição. Toda a história da formação da cooperativa, as primeiras edições da Expoleite, além de entrevista com os pioneiros holandeses que se instalaram em Arapoti, estarão em uma edição especial e comemorativa da revista, que será distribuída gratuitamente aos visitantes.

Leia também: