Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Ovinocultura – Aumento de 2000% na produtividade

Ovinos

“Se não fosse a assistência técnica, não sei se estaria aqui hoje com a ovinocultura. Talvez já teria até parado”

Com um ano recebendo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, o produtor de ovinos Paulo Roberto de Rezende Júnior, do município de Terenos/MS, superou o problema de mortalidade dos seus animais e deu um salto de mais de 2000% na produtividade.

“Trabalho com ovinocultura por volta de dois anos. No começo da atividade enfrentei muitos problemas, como o alto índice de mortalidade de cordeiros e de “ovelhas. Há um ano recebo a assistência técnica do Senar, onde o cenário mudou completamente”, relata.

Conforme os dados do programa ATeG na propriedade de Paulo, antes da assistência iniciar foram 29 animais enviados para o abate. Já com um ano das visitas técnicas, a propriedade entregou 161 ovinos para o abate. A produção em quilos deu um salto de 667%, indo de 847 quilos para 6502 quilos.

“Nós tínhamos uma mortalidade de 69% e baixou para 7% nos cordeiros. As ovelhas pararam de morrer também. A assistência me ajudou tanto na parte técnica como na parte gerencial”, comenta.

Outro indicador com uma alta positiva foi a produtividade medida na propriedade em quilos por hectare no ano. Antes do início da ATeG eram 17 quilos produzidos por hectare no ano. Após 12 meses de assistência do Senar, Paulo comemora os 382 kg/hectare. Uma alta de 2149 %.

“Se não fosse a assistência técnica, não sei se estaria aqui hoje com a ovinocultura. Talvez já teria até parado. Mas como é um sonho eu persisti, procurei ajuda e encontrei a assistência técnica, onde melhorou tudo”, completa.

Transformando Vidas

Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e veja outros depoimentos.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *