CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Pescador pescando com vara e molinete
Tá nervoso? Vai pescar!
 
Mas não se esqueça da segurança e dos equipamentos necessários para a sua tranquilidade!
 
Está aí um check list, com os itens que você não pode esquecer de jeito nenhum.

Tem coisas que você obviamente separa automaticamente. Vara, molinete, carretilha, linha, anzol… Mas, dependendo do local escolhido e do tipo de peixe que você pretende fisgar, tem um tipo certo de equipamento. Se você é iniciante, pode se aconselhar com pescadores mais experientes ou até mesmo nas lojas de pesca, sempre tem algum funcionário que pode lhe dar orientações.

Snap. Eles são uma espécie de grampo de metal utilizado na ponta da linha para prender a isca artificial e, com certeza, ajudam a ganhar tempo quando ela precisa ser substituída. Apesar de ser bem pequeno, a importância do snap para pescaria é bem grande: este acessório é produzido com o objetivo de facilitar a troca de iscas artificiais, tornando o processo muito mais rápido e prático. Isso porque com o snap você não precisa cortar a linha quando quiser usar uma nova isca, basta tirar a isca atual do “grampo” e colocar a outra no lugar. 
O snap também serve para facilitar a troca de chumbadas. Existem vários modelos (simples, com girador, etc) e tamanhos que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pescaria. É recomendável para os iniciantes, além de agilizar o processo e ganhar tempo na pescaria.

Boia. É preciso ter boias de vários tipos. A boia ajuda a ver onde está a linha, se o peixe está puxando e, claro, mantém a isca na altura certa. Para pescarias à noite, temos as boias luminosas!

Alicate. Você certamente vai ter que tirar/substituir anzóis, trocar e desenroscar linhas. Deixa ele sempre ao lado do equipamento para não esquecer! Recomendamos o de bico longo, mais versátil, mas se for pesca esportiva, por exemplo, precisa de um para tirar o peixe do anzol e segurá-lo para a foto, sem machucar o pescado! 

Tesoura, faca ou canivete. Na hora de cortar ou filetar as iscas, a linha ou qualquer outra coisa você precisará de uma faca de pesca ou uma faca fileteira, tesoura ou canivete.

Caixas térmicas. Você precisará de uma para deixar os peixes bem frescos, até a hora de chegar em casa. Recomendamos ter uma outra para colocar comida, já que a pescaria geralmente ocupa grande parte do dia e você vai precisar levar alguma coisa para se alimentar. Servirá também para armazenar alguma bebida gelada para enfrentar o calor em caso de dias mais quentes.

Gelo. Caixa térmica sem gelo ou nada é praticamente a mesma coisa. Não pode esquecer de encher as caixas com gelo, para garantir que comida, bebida e peixes fiquem bem conservados.

Roupa adequada. Chapéu ou boné. O ideal é melhor usar camisa de manga longa e calça, mesmo que esteja calor, para evitar as picadas de mosquito, que sempre ficam rondando a pescaria. Leve também aquele boné ou um chapéu e fique mais protegido.

Protetor solar. Protetor solar é indispensável.

Repelente. Assim como o protetor solar é item fundamental na pescaria.
Celular. Para registrar o momento em que você pegou aquele peixe de 10 Kg (tudo bem, eram 5 Kg!). Você sabe como é: pescador tem fama de mentiroso. Então, você precisa ter provas quando for contar para o pessoal!

Preparado. Tudo separado? Podemos partir? Vamos nessa. Boa pescaria.
 
Depois conte a sua estória de pescador para a gente… Como foi, quem pegou o peixe mais irado… Nos conte tintin por tintin. Sem aumentar!

Tudo bem… Pode aumentar um pouquinho! Um pouquinho!

Leia também: