CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

BlogCampoGastronomiaTurismo e Lazer

Maior queijo do mundo será apresentado em festa

Festa do Queijo em Ipanema, MG

O maior e mais importante evento do município de Ipanema, região leste de Minas Gerais, com mais de 19 mil habitantes, está em sua 14ª edição. A Festa do Queijo, iniciou no dia 28 e vai até 1° de junho, na Praça da Paz. O evento traz como uma de suas atrações os maiores recordes no tamanho de queijo, doce de leite e queimadinha. Mais uma vez o município pretende quebrar seus próprios recordes.

A tradicional queimadinha mineira é uma bebida produzida com leite e açúcar queimado. Produzida em uma chaleira gigante medindo 1,8 m de altura por 2 m de diâmetro, a receita leva mais de 1.000 litros de leite e quase 200 kg de açúcar. A ideia de fazer a queimadinha surgiu por ser uma bebida à base de leite conhecida por todos os mineiros, pela tradição na cidade e por Ipanema ser uma ótima bacia leiteira.

A novidade deste ano é produzir o maior pão de queijo do mundo, para que ele possa ser auditado e entrar para o livro dos recordes. Como compete ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) registrar e a inspecionar os estabelecimentos que processam produtos de origem animal, o órgão participou ativamente de toda etapa de produção, desta e das edições anteriores.

O maior queijo do mundo que em 2023 pesou 2.727 kg
O maior queijo do mundo que em 2023 pesou 2.727 kg
A tradicional queimadinha mineira
A tradicional queimadinha mineira
A chaleira gigante onde é feita a queimadinha
A chaleira gigante onde é feita a queimadinha

Como já é tradição, os produtos são distribuídos gratuitamente no local do evento no centro da cidade. Desde a realização da 1ª edição da Festa do Queijo, o objetivo principal não era exatamente seguir superando recordes, mas sim, ser um evento voltado para o turismo, movimentação da economia local, e lazer para os moradores e visitantes de Ipanema. Porém, com o aprimoramento da matéria, a dedicação da prefeitura, e o serviço de qualidade de todos os laticínios ipanemenses que produziram o queijo, consegui-se alcançar o recorde de Maior Queijo Minas do Mundo, segundo o Rank Brasil, em 2011, e desde então os ipanemenses seguiram batendo novos recordes. Este ano o maior queijo do mundo será apresentado ao público no dia 1º de junho.

O IMA atesta a segurança alimentar de produtos de origem animal em no estado atuando em toda cadeia produtiva. Na propriedade, fiscaliza as vacinações obrigatórias e questões relacionadas à sanidade do rebanho. Também é papel do IMA acompanhar o transporte do leite utilizado na produção do queijo. É responsável pelo registro e inspeção, garantindo que produtos como carnes, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados atendam às normas de segurança alimentar. O selo do IMA garante, ao consumidor, que o produto de origem animal foi preparado de maneira adequada e com insumos de boa qualidade. É fundamental que o consumidor procure, nas embalagens de produtos de origem animal, o selo de inspeção, seja municipal, estadual ou federal.

O maior doce de leite do mundo
O maior doce de leite do mundo
O maior queijo do mundo chega de caminhão a festa
O maior queijo do mundo chega de caminhão a festa

O evento se tornou tradição regional e, em 2023, o queijo apresentado no evento pesou 2.727 kg, já o doce de leite, pesou 1.070 kg e, para 2024, espera-se um queijo e um doce de leite ainda mais pesados. A Festa do Queijo, além de alcançar o que pretendia no início, foi ganhando mais notoriedade, incentivou o aumento da produção e melhorou a qualidade do leite. A festa traz empreendedorismo, valoriza o artesanato local e o produtor rural, com muitos shows e partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo). O evento é gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, e conta com o apoio do IMA.

Leia também: