CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventosFestasPremiações e Competições

Expoqueijo Brasil 2024 abre inscrições

Logo da Expoqueijo

Cinco continentes participam da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2024, que já está com as inscrições abertas para o maior concurso de queijos registrados das Américas. Até o dia 30 deste mês de maio, qualquer produtor de queijo artesanal com algum registro oficial de autoridades sanitárias do país de origem pode se candidatar às premiações. O evento é um marco para o agronegócio nacional.

O evento acontecerá entre os dias 27 a 30 de junho de 2024, no Complexo do Barreiro, um dos mais bonitos cartões postais do Brasil, na área externa e nos salões do Grande Hotel Termas de Araxá, um dos mais belos castelos da América Latina, que foi construído no glamour da década de 40, patrimônio histórico cercado pelos jardins de Roberto Burle Marx, artista plástico e paisagista brasileiro reconhecido internacionalmente, e um dos pioneiros a reivindicar a preservação das florestas tropicais. Tudo integrado a um amplo espaço de lazer. Araxá está na macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Sob a coordenação da equipe de pesquisadores mineiros, o concurso contará com aproximadamente 45 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, assim como da mistura de leite dessas espécies. Os queijos inscritos serão avaliados de acordo com o aspecto global, a cor, a textura, o odor, o aroma, a consistência e o sabor. As premiações consistem em uma medalha para o primeiro lugar (ouro), uma para o segundo (prata) e uma para o terceiro (bronze), colocados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro).

Neste ano, a disputa está dividida em três fases: julgamento por categoria dos queijos; as amostras que obtiverem ouro dentro das categorias julgadas para premiação passarão por um novo grupo de jurados técnicos onde serão reavaliados, adotando critério global (nota única); As amostras com as 15 melhores notas na Fase II passarão por um novo julgamento comandado por um grupo selecionado de jurados, adotando critério global (nota única) e novas notas serão emitidas. Nesta etapa as notas da Fase I e II serão desconsideradas, e por meio da nova avaliação será definido o Super Ouro. Nessa última fase, o concurso poderá ser aberto ao público com transmissão simultânea para o espaço da Vila Gastronômica.

Salão com os queijos concorrentes
Salão com os queijos concorrentes

Também fazem parte da programação a Feira Internacional de Negócios, com dois grandes espaços destinados a exposição de produtos da agricultura familiar e serviços, o pavilhão externo para até 66 expositores e a CAVE para até 32 expositores e o Fórum Internacional, com palestras sobre inovações e práticas para melhorar a qualidade e o valor comercial do queijo artesanal regularizado, além da Vila Gastronômica e Cultural, onde além do cafezinho ou a cachaça, música boa e bate papo com os amigos são perfeitas harmonizações. Na ExpoQueijo, a cultura e gastronomia tem lugares garantidos. A culinária rural ganha destaque num espaço de degustação de pratos harmonizados com várias categorias de queijo, para compor iguarias da cozinha mineira, doces, licores, geleias, pimentas, petiscos e bebidas.

O evento tem parceria com associações de produtores de queijos e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além do Sebrae, dos Sistemas Faemg e Ocemg e da Prefeitura de Araxá.

Leia também: