Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Ciência e TecnologiaMeio Ambiente e EnergiaNotíciasSilvicultura e Extrativismo

Maior araucária do Paraná tomba com vendaval

A gigante paranaense

Segundo a prefeitura de Cruz Machado, a árvore tinha 42 metros de altura, mais de 6 metros de circunferência e era a maior araucária do Paraná

Uma araucária de 750 anos foi derrubada por um temporal no sul do Paraná. Os fortes ventos que atingiram o município no final de semana derrubaram a maior araucária do Paraná. A árvore, que era considerada a maior do estado, ficava na localidade Linha Japó/Yapó, a 14 quilômetros do centro da cidade de Cruz Machado.

De acordo com a prefeitura, a queda aconteceu de sábado (28) para domingo (29), quando choveu mais de 160 mm na cidade. O volume representa 78% da média histórica de chuvas de todo o mês de outubro para Cruz Machado.

A araucária, que se tornou um ponto turístico na região de Cruz Machado, possuía impressionantes 42 metros de altura e um tronco com 36 metros, com 6 metros de circunferência. Sua queda foi lamentada pela prefeitura da cidade nesta segunda-feira (30), evidenciando a importância e o valor histórico dessa árvore. A “araucária gigante”, como era conhecida, ficava na Fazenda São Francisco e tinha visitação liberada sob autorização da proprietária da área.

A árvore derrubada
A árvore derrubada
A base do tronco
A base do tronco
Abrigando um bugio (Alouatta guariba)
Abrigando um bugio (Alouatta guariba)

Segundo a prefeitura, esta é uma perda irreparável, pois encerrou seu ciclo uma árvore emblemática, símbolo da história e da cultura municipal. Agora restou apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná.

Araucárias (Araucaria angustifolia) são árvores nativas da região Sul do Brasil e são consideradas um símbolo do Paraná. Elas podem chegar a até 50 metros de altura e têm um tempo médio de vida de 300 a 400 anos. A exploração indiscriminada fez com que, desde a segunda metade do século 20, as araucárias estejam em risco crítico de extinção, conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Agora, o título de “Rainha das Araucárias” no Paraná se muda de Cruz Machado para Castro, nos Campos Gerais. Ela está dentro da Fazenda Santana, tem um DAP (diâmetro a altura do peito) de 2,01 metros, CAP (circunferência a altura do peito) de 6,32 metros e 44 metros de altura. A data da medição dela foi em agosto de 2016.

No ranking que engloba os três estados do Sul, a nova Rainha das Araucárias do Paraná ocupa o 15º lugar. E logo depois dela, outra paranaense: a “Princesa das Araucárias” fica em Rebouças, no Sul do estado.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *