CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Mahindra instalará fábrica no Brasil

Marca Mahindra

A Mahindra, empresa indiana fabricante de automóveis, máquinas agrícolas e uma das maiores fabricantes mundiais de tratores, colocou em curso seu plano de expansão global. O planejamento inclui o mercado brasileiro, onde a empresa já opera há sete anos e conta com instalações para a montagem de equipamentos em Dois Irmãos (RS) e em Canoas (RS), esta em parceria com a Arthol.

Em solenidade que ocorreu em fevereiro no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, acompanharam a apresentação de investimentos da Mahindra Rise no Rio Grande do Sul. Com foco em máquinas agrícolas, a empresa indiana investirá para implementar sua nova unidade no município de Araricá, na região do Vale do Sinos.

Nova fábrica terá capacidade de fabricação de 8 mil tratores por ano - Foto: Mahindra Brasil
Nova fábrica terá capacidade de fabricação de 8 mil tratores por ano – Foto: Mahindra Brasil
Nova fábrica - Foto: Mahindra Brasil
Nova fábrica – Foto: Mahindra Brasil

Em seus 78 anos de atuação, a marca se destaca por ser a que mais vende tratores no mundo, sendo sua produção no estado gaúcho voltada para veículos para a agricultura familiar. A nova fábrica possuirá uma área total de 93 mil metros quadrados. Destes, 14 mil metros quadrados serão de área construída, com previsão de que seja expandido futuramente para mais de 30 mil metros quadrados.

O CEO da Mahindra no Brasil, Jak Torretta, afirmou que a empresa agora entra em um novo momento, após seus oito anos de existência no Rio Grande do Sul. Ele afirma que com essa nova área e o potencial do portfólio que a empresa tem no mundo, representará uma oportunidade muito grande para trazer outros produtos para o país, nesta mesma fábrica, expandindo a atuação. A expectativa é que a nova unidade já esteja produzindo no primeiro trimestre de 2025.

A unidade ficará às margens da rodovia RS-239 em Araricá, no Vale do Sinos. O detalhamento do projeto vem sendo desenvolvido junto ao Governo do Estado. A previsão é de que o investimento parta de R$ 100 milhões, com geração de mais de 500 postos de trabalho.

Trator Mahindra

Atualmente, em sua planta industrial no município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, a fabricante indiana tem capacidade para produzir 2,6 mil tratores por ano e com a nova unidade, a empresa terá capacidade instalada para 8 mil máquinas anualmente.

A direção afirma que a empresa está apostando no Brasil de forma muito otimista com o futuro no país. No cenário global atual, o Brasil tem se tornado uma das mais importantes exportadores de grãos, existindo um enorme potencial de exportação, dobrando a participação de mercado. A futura base no Brasil vai fortalecer a presença da marca no sexto maior consumidor de tratores do mundo.

Para a indústria de tratores, 2023 foi um ano difícil com queda de 15% se comparado à 2022. No segmento de pequenos e médios produtores, a queda foi ainda maior, chegando à 18%. No entanto, a Mahindra continua crescendo no Brasil. No segmento que a empresa atua (pequenos e médios produtores), conseguiu crescer 6% em relação a 2022, ou seja, um desempenho muito acima da média da indústria.

Leia também: