CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Trator em operação

O diesel é um dos principais insumos utilizados nas operações agrícolas, representando um custo significativo para os produtores rurais. Com os preços dos combustíveis nas alturas, é essencial adotar práticas que visem a economia de diesel, sem comprometer a eficiência e produtividade das máquinas agrícolas.

Vamos compartilhar algumas dicas valiosas de como economizar diesel nas operações agrícolas otimizando a produção.

1-Manutenção adequada das máquinas

Para que as máquinas e implementos agrícolas atinjam melhor desempenho operacional é necessário que estejam corretamente adequados ao trabalho e perfeitas condições de operação. Realizar a manutenção preventiva e corretiva regularmente nas máquinas agrícolas é fundamental para garantir o bom funcionamento e o melhor desempenho dos motores a diesel. Certifique-se de que os filtros de ar, óleo e combustível estejam limpos e em boas condições, evitando o consumo excessivo de diesel causado por problemas de combustão e filtragem inadequada. A lubrificação é importante juntamente com a limpeza da máquina com atenção especial para os pontos de acoplamento que devem ser mantidos limpos. O sistema de arrefecimento do motor deve ser limpo sempre que houver acúmulo de material que possa prejudicar a troca de calor.

Os motores modernos com controle eletrônico permitem maior precisão na injeção do combustível. Tais motores favorecem uma dosagem e queima mais adequada do diesel na câmara de combustão, empregando um duto único para manutenção do combustível sob elevada pressão, válvulas solenoides, uma gama de sensores e uma central de controle. Os sistemas eletrônicos permitem ainda a adequação do regime de trabalho do motor em função das características de operação, reduzindo o consumo de combustível nas operações mais leves e elevando a potência naquelas em que o esforço é máximo. Lembre-se, o uso de combustível inadequado pode causar danos ao motor.

Manter uma oficina bem equipada e organizada e funcionários treinados facilita na manutenção na fazenda
Manter uma oficina bem equipada e organizada e funcionários treinados facilita na manutenção na fazenda
Verificação e limpeza do filtro de ar do motor
Verificação e limpeza do filtro de ar do motor

Como boa parte do comportamento destes novos motores está sujeita ao controle eletrônico, a manutenção nem sempre poderá ser realizada na fazenda, dado que o diagnóstico requer ferramentas também eletrônicas. Nesse caso é fundamental contar com a revenda ou um bom prestador de serviços que deve estar preparado para oferecer os serviços de diagnóstico e reparação de forma adequada.

2-Ajuste da pressão dos pneus

Manter a pressão correta dos pneus é importante para reduzir o consumo de diesel. Pneus com pressão inadequada aumentam a resistência ao rolamento e exigem mais esforço do motor para movimentar a máquina. A pressão dos pneus afeta diretamente a compactação do solo, a capacidade operacional e o equilíbrio dinâmico dos tratores e implementos, pelo fato de proporcionar maior ou menor área de pressão sobre o solo, aderência da banda de rodagem, patinagem e avanço cinemático dos rodados e consequentemente o consumo de combustível. Verifique regularmente a pressão dos pneus e ajuste de acordo com as recomendações do fabricante. Prestar atenção aos detalhes calibrando regularmente dos pneus agrícolas, não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também contribui para a sustentabilidade e rentabilidade a longo prazo das operações agrícolas.

3-Utilização de tecnologias de controle de combustível

Atualmente, existem tecnologias avançadas que auxiliam no controle do consumo de diesel nas operações agrícolas. Sistemas de gerenciamento de frota, por exemplo, permitem monitorar em tempo real o consumo de combustível de cada máquina, identificar padrões de uso e tomar medidas para otimizar a eficiência. Até mesmo a utilização de máquinas agrícolas inteligentes, conhecidas como Smart Machines. Essas máquinas não apenas reduzem os danos causados ao plantio de lavouras, mas também conseguiram diminuir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de diesel nas operações de manutenção e colheita. Nos últimos quatro anos, a frota de Smart Machines em operação no Brasil reduziu as emissões equivalentes a 19,2 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) usando 50% menos combustível.

Smart machines na cultura de cana
Smart machines na cultura de cana

Além de contribuir para redução da emissão desses gases, garantindo a diminuição da queima de combustível fóssil, o controle de tráfego na lavoura, que está presente nas máquinas agrícolas inteligentes, coopera para melhoria da fertilidade integral – química, física e biológica – e da saúde do solo, por meio da medição dos bioindicadores, além de aumentar a quantidade carbono fixado no solo nas áreas onde o controle de tráfego na lavoura é praticado. O controle de tráfego na lavoura que as smart machines oferecem aos produtores constrói um solo mais saudável e produtivo. Por serem dotadas de piloto automático, as soluções possibilitam trafegar dentro da lavoura preservando a área plantada e aumentando a produtividade, sem compactar o solo. São muitos benefícios agregados nessa tecnologia.

4-Planejamento de rotas e operações

Um planejamento adequado das rotas e operações nas lavouras pode contribuir para a economia de diesel. Evite trajetos desnecessários e deslocamentos excessivos das máquinas, otimizando as operações de plantio, colheita e pulverização. Além disso, agrupe as tarefas por proximidade geográfica, reduzindo a distância percorrida e o tempo ocioso das máquinas.

Turma em treinamento para operação de tratores
Turma em treinamento para operação de tratores

5-Treinamento dos operadores

Investir em treinamento e capacitação continuada dos operadores de máquinas agrícolas é essencial para otimizar o consumo de diesel. Instrua-os sobre as melhores práticas de condução econômica, como evitar acelerações bruscas, manter uma velocidade constante e desligar o motor em paradas prolongadas. As tecnologias embarcadas evoluem a cada dia, por isso os operadores devem estar sempre se atualizando das novidades.

Economizar diesel nas operações agrícolas é um desafio importante para os produtores rurais. Ao adotar medidas como as apresentadas aqui, é possível reduzir significativamente os custos com diesel, sem comprometer a eficiência e produtividade.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *