Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias semanais do agronegócio nacional e internacional
Agro brasileiro atinge 700 mercados abertos e mira o topo do ranking mundial
A diplomacia comercial do agronegócio brasileiro anotou uma semana histórica. O Ministério da Agricultura anunciou a abertura do mercado dos Emirados Árabes Unidos para o pescado brasileiro, tanto o extrativo quanto o de cultivo, encerrando com chave de ouro um ciclo de ampliação comercial. Com a nova janela, o país atinge a marca de 700 mercados abertos desde o início de 2023, mais que o dobro das 241 aberturas registradas na gestão anterior. Segundo a pasta, as novas rotas comerciais já geraram mais de US$ 4 bilhões em negócios para as exportadoras, com potencial estimado em US$ 80 bilhões nos próximos quatro anos pela ApexBrasil. Os números dialogam com a meta de encerrar 2026 como o maior exportador mundial de produtos alimentícios, título hoje nas mãos dos Estados Unidos. Entre janeiro e setembro, o setor acumulou US$ 133,5 bilhões em vendas externas, e cada cinco aberturas contemplam um produto não convencional, do açaí à erva-mate. Para o empresariado do campo, a lição é direta: em um ambiente de tarifas e incertezas geopolíticas, a diversificação de destinos é a principal apólice de proteção da renda agropecuária.
FPA prepara a maior bancada do agro para 2027
O resultado das eleições de outubro redesenhou a arquitetura política do campo, e a leitura antecipada da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) aponta continuidade de força expressiva. A entidade projeta reunir cerca de 300 deputados federais e 48 senadores na legislatura que se inicia em fevereiro de 2027, patamar próximo da composição atual de 347 parlamentares. O desempenho da reeleição explica boa parte da confiança: cerca de 70% dos membros da frente que disputaram novos mandatos renovaram as cadeiras, e nove senadores da bancada perderam a chance de retornar. A projeção, porém, depende de um ingrediente político fundamental, a adesão de eleitos que, mesmo sem integrar a frente na atual legislatura, alinham suas pautas ao setor. Para o público empresarial do agro, a relevância é prática: temas como crédito rural, código florestal, reforma tributária e regulamentação ambiental seguirão condicionados à capacidade de articulação da bancada. Uma frente de quase 350 votos permanece como o maior bloco de interesses setoriais do Congresso Nacional e molda o calendário legislativo do setor.

setor tem prazo para opinar e regras da atividade
estão em consulta pública até novembro
Consulta pública revisa as regras do registro e das licenças para pesca amadora
A pesca amadora e esportiva atravessa um momento decisivo de regulação. O Ministério da Pesca e Aquicultura abriu consulta pública para revisar a Instrução Normativa MPA nº 5, 13 de junho de 2012, norma que regulamenta a inscrição e a concessão de licenças no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) na categoria de pescador amador ou esportivo. A participação, aberta pela plataforma Brasil Participativo, segue até 18 de novembro de 2026, e o objetivo é modernizar um marco regulatório com mais de uma década de vigência, construído em um contexto bem diferente do atual. O tema tem peso econômico relevante: a pesca esportiva movimenta turismo de pesca, pesqueiros, indústria de equipamentos e serviços de guias, cadeias que sustentam economia de dezenas de municípios em bacias como a amazônica e a do pantanal. A atualização das regras também dialoga com a gestão de estoques pesqueiros e com o controle do esforço de captura recreativa. Para guias, operadoras de turismo de pesca e entidades do setor, o momento é de engajamento: subsídios técnicos consistentes na consulta aumentam a chance de uma norma equilibrada, que concilie controle, rastreabilidade e a vitalidade de uma atividade que emprega milhares de profissionais.
Recorde de oócitos revela o poder da biotecnologia bovina
A reprodução animal brasileira registrou um marco técnico que dimensiona a maturidade da sua biotecnologia. Uma doadora nelore de apenas 10 meses de idade, a Atena da Padroeira, apresentou 746 oócitos recuperados em uma única aspiração folicular (OPU), resultado divulgado como histórico pela equipe responsável pelo procedimento realizado em Formosa, em Goiás. O número expressivo antecipa de forma radical o ciclo de multiplicação genética: a fêmea contribui para o melhoramento antes mesmo da primeira gestação, aproveitando ao máximo sua janela reprodutiva precoce. Vale a precisão técnica: oócitos não equivalem a embriões prontos, e a conversão em bezerros dependerá da qualidade do material, do laboratório e das receptoras. O contexto ajuda a explicar a relevância. Segundo o relatório da IETS, o Brasil produziu 493.989 embriões bovinos in vitro em 2024, alta de 8,5% sobre o ano anterior, o que representa 97,2% de toda a produção de embriões do país. Em um mercado global em que a velocidade de multiplicação genética define competitividade, recordes como esse sinalizam que a pecuária de corte brasileira continua refinando a engenharia reprodutiva que sustenta sua vantagem produtiva.
Dívida agrícola dos EUA supera US$ 605 bilhões
O balanço financeiro do campo norte-americano entrega um alerta que ecoa além das fronteiras. A dívida agrícola dos Estados Unidos superou US$ 605 bilhões em 2026, recorde histórico em termos reais e mais que o dobro dos cerca de US$ 300 bilhões registrados no ano 2000, conforme estimativas do USDA. O dado, porém, pode subestimar a realidade: a expansão de credores não tradicionais, como fornecedores de insumos e cooperativas que financiam a própria safra, escapa das estatísticas oficiais. Levantamento da Reuters sugere que a categoria de pessoas físicas e outros credores, estimada em US$ 45 bilhões, pode ser duas a três vezes maior. O comportamento dos produtores confirma a mudança: na última safra, metade das fazendas comerciais recorreu a fornecedores ou credores alternativos para cobrir despesas operacionais, alta de 10% sobre o ano anterior. Para o mercado brasileiro, a leitura é de vigilância. O país também convive com inadimplência rural em elevação e com discussões sobre calçamento do crédito agrícola. O caso americano demonstra como juros persistentemente altos e margens comprimidas empurram o produtor para linhas informais, um movimento que regulators e bancos precisam enxergar antes que vire crise sistêmica.

Sul é proveniente da Bella Mata Apiário e Meliponário, de
propriedade de Vinícius Monteiro Gomes
Mel de melipona gaúcho recebe o primeiro selo federal no estado
A meliponicultura brasileira ganhou um marco regulatório capaz de transformar uma atividade tradicionalmente doméstica em negócio estruturado. Foi envasado no Rio Grande do Sul o primeiro mel de abelhas sem ferrão com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), selo que autoriza a venda em todo o território nacional e abre caminho para a exportação. O primeiro lote saiu de Caraá, no litoral norte gaúcho, onde o produtor Vinícius Monteiro Gomes mantém 15 espécies nativas e produz cerca de 250 quilos de mel por ano, com o processamento apoiado pela associação local de apicultores e meliponicultores e pela extensão rural. A dimensão do potencial fica evidente no diagnóstico oficial da Secretaria Estadual de Agricultura: mais de 16 mil famílias gaúchas criam meliponas, mas quase 40% não obtinham renda da atividade, e boa parte da produção se destinava ao autoconsumo. Com a chancela sanitária federal, o mel de melipona, produto de nicho valorizado por atributos sensoriais e pelo potencial terapêutico, passa a competir em prateleira de supermercado e em canais formais. Para cadeias de produtos da sociobiodiversidade, o caso gaúcho oferece um roteiro replicável de organização coletiva, inspeção e agregação de valor.
Alinhamento político com Trump não compra vantagem comercial
A hipótese de que afinidade política abriria caminho para condições comerciais mais generosas com os Estados Unidos vem sendo testada na prática, e as evidências apontam em direção contrária. Especialistas avaliam que uma eventual aproximação ideológica entre Brasília e Washington pode facilitar o diálogo diplomático, mas não altera a lógica das decisões comerciais americanas, guiadas por interesses econômicos e estratégicos próprios. Os números do comércio bilateral confirmam a fragilidade do canal. De janeiro a setembro de 2026, as exportações brasileiras para os EUA somaram US$ 27,5 bilhões, queda de 6,5%, e o recuo é ainda mais acentuado no agronegócio, com retração de 17,8% na comparação anual, em meio às sobretaxas aplicadas a produtos brasileiros. Há, contudo, um sinal de respiro no dado mais recente: em setembro, as vendas totais ao mercado americano saltaram 31,9%, alcançando US$ 3,52 bilhões, movimento associado à normalização de fluxos em setores específicos. A conclusão para o empresariado do agro é pragmática. Estratégias de acesso ao mercado americano devem se apoiar em competitividade técnica, sanidade e diversificação de destinos, e não na expectativa de contrapartidas automáticas decorrentes de alinhamento político.
Produtores de MT já podem pedir monitoramento do Vigia Mais Agro
A segurança privada e pública no campo ganhou um instrumento concreto em Mato Grosso. Produtores rurais e comunidades da zona rural podem solicitar a instalação de câmeras por meio do Vigia Mais Agro, braço do programa estadual Vigia Mais MT dedicado à vigilância das áreas produtivas. Até o momento, já são 393 câmeras instaladas em zonas rurais de 55 municípios, monitorando regiões produtivas, vias de acesso, comunidades e pontos de maior vulnerabilidade. A tecnologia serve para inibir e auxiliar na identificação de furtos, roubos, invasões, vandalismo e danos ao patrimônio, crimes que pesam diretamente no custo operacional da atividade e na sensação de insegurança do homem do campo. O procedimento de adesão é burocraticamente simples: o interessado consulta o portal do programa, apresenta a documentação exigida e um projeto indicando os locais de instalação, e a liberação passa por avaliação da secretaria de segurança. Federações e sindicatos rurais orientam o produtor no processo. Para o setor, a iniciativa sinaliza um caminho que outros estados observam com atenção: a integração entre videoanalytics, integração comunitária e forças policiais como resposta ao crime rural, tema que avança na agenda de competitividade e gestão de risco do agronegócio.

o RN como segundo produtor nacional
Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão do país
A aquicultura brasileira tem um de seus polos mais sólidos na costa potiguar. O Rio Grande do Norte ocupa a posição de segundo maior produtor nacional de camarão, e o crustáceo responde por quase 78% do valor da produção aquícola do estado, na casa dos R$ 782 milhões. A agenda recente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Natal desenhou o próximo capítulo dessa trajetória, com a apresentação do Pronaf Azul, linha de crédito integrada ao Plano Safra que contempla custeio e investimento para pescadores e aquícolas de pequeno porte, além dos projetos de assentamento agroextrativista pesqueiro. O ministro da pasta destacou a qualificação do pescado potiguar como proteína animal de baixa emissão de gases de efeito estufa, argumento que cresce em relevância frente às exigências de pegada ambiental dos mercados compradores. O calendário também agenda negócios: a 22ª edição da Fenacam, em novembro, em Natal, reúne o setor para discutir desafios de biossegurança, custo de ração e acesso a mercados. Para produtores e investidores, o pacote indica que a carcinicultura nordestina segue como frente de expansão com lastro institucional, tecnologia consolidada e demanda internacional crescente.
Com menos sardinha no mar, defeso protege o estoque e a renda futura
A gestão de estoques pesqueiros entrou em cena no litoral fluminense. Iniciou-se o defeso da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis), que segue até 28 de fevereiro de 2027 e interrompe a captura justamente no período reprodutivo da espécie, permitindo a renovação dos cardumes. A medida chega após uma temporada difícil em Angra dos Reis: os pescadores desembarcaram pouco mais de 23 mil toneladas, volume 25% abaixo das cerca de 31 mil toneladas da safra anterior, queda atribuída em parte aos efeitos do El Niño sobre a temperatura da água e a dinâmica das correntes, que alteram o habitat dos cardumes. O recuo tem repercussão econômica imediata. Cerca de 750 pescadores atuam diretamente na pesca da sardinha no município, e mais de 3 mil pessoas dependem da cadeia que envolve desembarque, transporte, seleção e comercialização, uma das engrenagens da economia local e da segurança alimentar nacional, já que a sardinha é fonte proteica acessível ao consumidor de baixa renda. Há um contraponto na qualidade: os exemplares capturados chegaram com bom tamanho, o que valorizou o produto. A fiscalização segue rígida durante o defeso, com multas que podem alcançar R$ 100 mil, apreensão de pescado e embarcação. A próxima temporada, a partir de março, funcionará como indicador da resposta do estoque.
Ação humana está por trás da onda de incêndios na Amazônia
A temporada seca na amazônia assumiu contornos de emergência. Em apenas dois dias, o Amazonas registrou 540 novos focos de incêndio, volume superior à metade de todos os focos de outubro do ano passado, e o acumulado do mês já soma 6.901 registros, alta de 91,38% sobre o mesmo período de 2025, segundo dados oficiais de monitoramento. A origem do problema, segundo o Ministério do Meio Ambiente, não é natural: como o bioma amazônico não produz fogo espontâneo, os focos resultam de ação humana intencional, possivelmente voltada à degradação e à preparação de áreas para desmatamento posterior, e o governo federal aponta para responsabilização criminal dos envolvidos. A resposta institucional se estruturou em ritmo acelerado. O reconhecimento da situação de emergência em 36 municípios, formalizado também pela União, liberou a mobilização de recursos e equipes, com força-tarefa que reúne Defesa Civil, Forças Armadas, Ibama e Força Nacional do SUS, além de 11 aeronaves, entre aviões-tanque e cargueiros da FAB. Em Manaus, a concentração de material particulado chegou a patamar classificado como péssimo, levando a prefeitura a suspender eventos ao ar livre. Para o agro, o episódio reforça que riscos climáticos e ambientais integram a matriz de gestão de propriedades na região amazônica.

mercado brasileiro de cafés especiais
Café de povos da amazônia conquista o mercado premium
A cafeicultura indígena de Rondônia voltou a ganhar projeção nacional com o resultado da 8ª edição do Concurso Tribos, disputada em Cacoal, RO, entre 150 amostras. O produtor Manasses Oykoeter Suruí, da comunidade Paiter Suruí, atingiu 91,11 pontos com um microlote de Robusta Amazônico, nota que coloca a canéfora brasileira no território raro dos cafés acima de 90 pontos, espaço historicamente dominado pelos arábicas. O concurso é promovido pela Rituais Cafés Especiais, marca do Grupo 3Corações, e recebeu nesta edição o reconhecimento da BSCA, com júri conduzido por Silvio Leite. A iniciativa nasceu em 2019 e hoje envolve 169 famílias de 35 aldeias e sete etnias, movimentando cerca de 2 mil indígenas e contando com R$ 20 milhões investidos em capacitação, padronização de pós-colheita e acesso ao mercado de cafés especiais. O modelo comercial reserva 100% do lucro às comunidades e compra integralmente a produção com prêmio por qualidade, o que explica a diferença entre os R$ 5 mil por saca pagos ao campeão e a média de R$ 900 por saca na commodity. Desde o início, o projeto adquiriu 730 toneladas de café e mais de 1.200 sacas de microlotes raros, e em 2024 um café ligado à iniciativa foi avaliado como a melhor canephora do mundo, com nota máxima. Somando-se a isso o selo Matas de Rondônia, primeira Denominação de Origem de café canéfora do planeta, reconhecida pelo INPI em 2021, o caso ilustra como qualidade, rastreabilidade e inclusão produtiva convertem territórios historicamente de baixa renda em polos de alto valor agregado.
Comércio com a China bate recorde, mas carne bovina tropeça na cota
O comércio bilateral entre o Brasil e a China registrou o melhor desempenho da série histórica no acumulado de janeiro a setembro de 2026, com a corrente comercial atingindo US$ 143 bilhões. As vendas brasileiras somaram US$ 84,7 bilhões, com alta de 12%, e as compras junto ao parceiro asiático chegaram a US$ 58,6 bilhões, elevação de 9,9%, elevando o superávit nacional a US$ 26,1 bilhões, o equivalente a 42% de todo o saldo positivo do país com o mundo. Os números confirmam o peso do parceiro asiático como destino de 29,7% das exportações e origem de 26,4% das importações brasileiras. No cardápio exportador, a soja segue como carro-chefe, com US$ 30 bilhões embarcados e 70% de participação sobre as vendas externas da oleaginosa. O petróleo ganhou espaço relevante, com US$ 21,8 bilhões e crescimento de 49%, concentrando metade das vendas externas do produto. Já a carne bovina enfrentou um revés pontual: com o esgotamento da cota chinesa livre de sobretaxa, os embarques de setembro caíram para US$ 68,3 milhões, volume mais de 15 vezes inferior ao do mesmo mês do ano anterior, já que o excedente enfrenta sobretaxa de 55% somada à tarifa regular de 12%. Em contrapartida, novos produtos conquistaram espaço, como DDG (US$ 111,3 milhões), sorgo (US$ 170 milhões) e espodumênio, com alta de 339%, enquanto as importações de carros elétricos chineses saltaram 341%. O quadro desenha uma pauta de trocas em reconfiguração, com o agro mantendo protagonismo e diversificação crescente.
O melhor doce de leite do Brasil nasce nos tachos mineiros
Minas Gerais reafirmou sua liderança na produção artesanal de doce de leite com o resultado do Prêmio Brasil Artesanal, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O concurso, que recebeu 115 amostras divididas nas categorias barra e pastoso, reservou às produtoras mineiras sete das dez primeiras colocações. Na categoria em barra, o estado ocupou as quatro primeiras posições com as marcas Alferes do Tacho, de São João del-Rei, Me Lambuzei, de São Lourenço, Doce Sertanejo, de Curvelo, e Doce Conquista, de Soledade de Minas, com o quinto lugar ficando com o Pingo de Leite, de Valença (RJ). Entre os pastosos, a liderança coube à Dona Marlene, de Nova União, seguida pela Estrela da Mantiqueira, de Passa Quatro, e pela Flor da Serra, de Congonhal, enquanto o Rio Grande do Sul assegurou as demais posições do top cinco com Queijaria Tradição, de Nova Petrópolis, e Alvorada Missionária, de Canela. A competição avalia as amostras por júri técnico e júri popular e ainda considera a história de cada fabricante, critério que valoriza o conhecimento acumulado nas fazendas e nos laticínios familiares. O resultado projeta o doce de leite como ativo comercial de alto valor agregado, em um setor em que certificações, origens e premiações funcionam como passaporte para o varejo premium e para o turismo rural, sustentando renda e ampliando a competitividade da pequena agroindústria.