Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Futuro no Agro – Culturas produzirão seus próprios pesticidas

Produtor com um feixe de cevada nas mãos

Já imaginou ter uma plantação que produz seus próprios defensivos? Não seria incrível?

Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) trabalham com o objetivo de criar culturas que produzam substâncias naturais que matem ervas daninhas.

Criar ferramentas de gerenciamento de pragas que são menos tóxicas e ambientalmente benignas é uma exigência do consumidor que procura alimentos cada vez mais livres de químicos e mais saudáveis.

Biólogos identificaram genes que permitem ao sorgo produzir um herbicida natural chamado sorgoleona. A substância é liberada no solo pelas raízes das plantas de sorgo, suprimindo as plantas próximas e ajudando o sorgo a superar seus rivais. Essa é uma ferramenta de grande potencial para o gerenciamento de ervas daninhas no âmbito da agricultura sustentável.

Lavoura de sorgo

A cevada é outra planta que produz aleloquímicos para abafar ervas daninhas e outras plantas que atrapalham o seu desenvolvimento. Certas cultivares de cevada liberam um volume maior de produtos químicos para combater ervas daninhas. Os criadores de plantas poderiam desenvolver variedades mais alelopáticas e a cevada poderia ser semeada como uma cobertura para o controle de plantas daninhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *