CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

A chuva trouxe transtornos para o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS

A 47ª edição da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, ocorrerá entre 24 de agosto e 1º de setembro, conforme confirmado pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Apesar das enchentes que atingiram o estado entre o fim de abril e o início de maio, comprometendo seriamente a estrutura do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a data do evento foi mantida.

O local ficou alagado por quase vinte dias e, embora os voluntários já tenham iniciado os trabalhos de limpeza, ainda há muito a ser feito para recuperar o parque completamente. Apesar dos transtornos, a edição vem com novidades. Ao longo do evento, os visitantes poderão aproveitar diversas atrações e uma programação extensa, planejada para educar, informar e entreter o público de todas as idades.

Imagem projetada do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2024 - Imagem: IA
Imagem projetada do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2024 – Imagem: IA

Um dos destaques é a ampliação da capacidade do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Serão 418 estandes, 80 a mais do que na edição anterior, que recebeu 372 expositores, de 174 municípios, distribuídos em 338 estandes. Será a 26ª edição do Pavilhão da PAF na Expointer. A expansão do pavilhão reflete o crescimento e a importância da agricultura familiar na economia rural, confirmando-se o propósito de incentivar os espaços de vendas para as agroindústrias.

O público na Feira da Agricultura Familiar da Expointer
O público na Feira da Agricultura Familiar da Expointer

Ao mesmo tempo em que se estimula os produtores a organizarem-se em agroindústrias familiares, também se trabalha no sentido de promover a ocupação de novos espaços de comercialização, buscando-se, dessa forma, ampliar ainda mais a capacidade do PAF, que já é destaque pela diversidade de produtos, pelos estandes bem estruturados, pela grande presença de público e pelo significativo volume de vendas: em 2023, foram comercializados R$ 8.106.105,43 durante os nove dias de evento.

A projeção é que o governo do estado terá que injetar R$ 6 milhões em recursos para recuperar o parque, sem contabilizar os investimentos necessários para restabelecer os estandes privados. Várias entidades do setor e a Secretaria da Agricultura estão mobilizadas para garantir que a feira ocorra dentro do previsto, superando os desafios impostos pelo recente desastre natural.

Banner da Expointer 2024

Leia também: