CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Logo da Expoingá 2024

A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) é uma das maiores e mais importantes feiras do país, a cada ano batendo recorde de negócios, com um público superior a 500 mil visitantes em 11 dias de evento. Realizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), a Expoingá é um megaevento que apresenta toda a pujança do agronegócio brasileiro, valorizado pela agricultura de precisão, genética de ponta, biodiversidade, preservação ambiental e produção sustentável de alimentos para o mundo todo.

Em 1972, era realizada a primeira grande Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Maringá, com o nome de Expofemar, passando a se chamar Expoingá em 1974. Lá, os primeiros passos foram dados e as primeiras sementes plantadas para o que viria a se tornar uma das maiores, mais importantes, mais representativas e mais respeitadas feiras do segmento no Brasil.

Vista aérea do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro
Vista aérea do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro

Em 2024 os paranaenses celebram meio século de realizações extraordinárias. A Expoingá, mais do que uma feira, é uma jornada que conecta as origens à visão do futuro. A feira evolui e inova a cada edição, mas sem se distanciar das raízes, conseguindo inovar e manter vivas as tradições.

A feira fomenta o desenvolvimento econômico com a apresentação das melhores marcas de equipamentos e implementos agrícolas, as últimas tecnologias e pesquisas, ciência e desenvolvimento genético, inovações e tendências para o campo e, ainda, com muitas novidades e lançamentos do agronegócio, indústria, comércio, serviços, gastronomia, turismo e entretenimento, além da exposição de produtos e animais, eventos técnicos, shows com os melhores artistas do Brasil, entres outros, posicionando-se como uma plataforma completa de geração de excelentes negócios e prospecção de clientes onde o público em geral poderão conhecer, experimentar e ter experiências incríveis.

Logo da Expoingá 2024

Dando uma volta pelos 248 mil metros quadrados do parque de exposições, é possível perceber a variedades de espaços construídos – 47 mil metros quadrados – para expor praticamente tudo o que a região faz e produz. A Sociedade Rural de Maringá (SRM) espera que o evento gere negócios que ultrapassem a casa de R$ 1 bilhão, já atingida em 2023.

Este ano, a Expoingá acontecerá entre 9 a 19 de maio, comemorando seus 50 anos, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Avenida Colombo, 2186, Vila Morangueira, Maringá, PR. Maringá fica na Região Centro-Oeste do Paraná, sendo considerada um dos maiores polos agroindustriais do Brasil. Trata-se de um lugar onde todos os setores são diretamente influenciados pelo agronegócio.

O segmento da pecuária contará com 18 diferentes raças de bovinos, além de equinos e ovinos e a realização de oito leilões. Já para a agricultura, serão realizados eventos na área de inovação e tecnologia, ciência, sustentabilidade, conectividade no campo, economia, biotecnologia, entre outros. O foco é reunir no mesmo espaço tudo o que o produtor rural precisa: crédito, maquinário, veículos, alternativas ao pequeno produtor, casa sustentável, preservação, energia renovável, estruturas públicas estaduais e municipais, e eventos técnicos com temas de interesse do setor.

Chamada para a 5ª edição do Hackathon Inova Agro

Estão previstos mais de 100 eventos técnicos voltados ao produtor rural, técnicos, estudantes e o público da área em geral. Mil e trezentos expositores da agropecuária, indústria, comércio e serviços participam do evento, que também sedia a 5ª edição do Hackathon Inova Agro, competição cujo objetivo é encontrar soluções inovadoras e tecnológicas para o setor e uma excelente oportunidade para alunos, professores e pesquisadores fazerem networking e conhecerem as necessidades do setor.

A história dos 50 anos da Expoingá será contada no Agro Museu – Museu da Agricultura e Pecuária, que fica dentro do parque, um dos maiores museus do país em área e um dos mais completos em acervo, sendo o único do estilo em toda a América Latina. O público pode passear pelos espaços, interagindo, vivendo experiências e entendendo a relação do homem com a terra e a natureza, onde há tempo de semear, cultivar, colher e viver de forma sustentável.

Agro Museu – Museu da Agricultura e Pecuária
Agro Museu – Museu da Agricultura e Pecuária

A Exposição conta ainda com uma Arena de Shows e Rodeios com capacidade para 14 mil pessoas, por onde passarão grandes artistas. A feira também traz um palco para a apresentações de música e outras expressões da cultura local. Espaço pet, parque de diversões e gastronomia popular e sofisticada também integram a estrutura do evento.

Ação Social

A organização dedicará três dias do evento – 13, 14 e 15 – para ações solidárias e entrada gratuita. No dia 13 de maio, aniversário da cidade, serão arrecadados de alimentos as entidades assistenciais locais, dia 14, produtos de higiene pessoal para instituições mantidas pela Arquidiocese de Maringá, e no dia 15 as doações irão para a campanha SOS Rio Grande do Sul, do governo do Paraná. Serão aceitos alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *