Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Borboletas

Essas espécies precisam de ambientes mais hospitaleiros para reproduzir e prosperar e o seu jardim, horta ou pomar podem ser o locais perfeitos para isso

Saber como atrair insetos polinizadores pode ajudar na sua horta e em outras plantações caseiras e comerciais. Os animais polinizadores, que não se restringem apenas a insetos, são vitais para a resistência de muitas espécies de plantas e animais.

De fato, cerca de 80% das plantas e 75% das principais culturas alimentares dependem do trabalho dos polinizadores. E, embora algumas características das plantas ajam naturalmente como um atrator a esses animais, parte dessas espécies vem diminuindo.

Ilustração do processo de polinização por insetos

De acordo com estatísticas, em 1947, havia cerca de 6 milhões de colônias de abelhas. Porém, esse número caiu para cerca de 2,71 milhões em 2020. Isso é uma resposta direta ao uso de pesticidas, perda e fragmentação do habitat e os impactos das mudanças climáticas — responsáveis pelo declínio populacional de insetos polinizadores.

Frente a isso, essas espécies precisam de ambientes mais hospitaleiros para reproduzir e prosperar e o seu jardim, horta ou pomar podem ser o locais perfeitos para isso. Confira como atrair insetos polinizadores.

Como atrair insetos polinizadores

Existem diversos métodos de como atrair insetos polinizadores. Confira:

Evite a grama

Muitas vezes, a grama cultivada em jardins são de espécies não-nativas e que predomina a plantação de outras espécies. Por isso, um jeito de atrair insetos polinizadores é cultivando várias espécies de plantas em seu quintal, o que fornece fontes de alimento para espécies animais, aumentando a diversidade do seu jardim e contribuindo para a maior teia alimentar da região.

Implantação de gramado

Além disso, tente deixar as “ervas-daninhas” crescerem! Muitas dessas plantas, como os trevos e os dentes-de-leão, são importantes fontes de alimento para as abelhas em áreas urbanas.

Plante flores de todas as cores

Você sabia que algumas espécies de abelhas são atraídas por cores específicas? Enquanto a maioria dos animais polinizadores são atraídos por cores e aromas, esses insetos são mais propensos a escolherem plantas de cores como o amarelo, azul e roxo.

Borboleta contribuindo com o processo de polinização

As abelhas, especificamente, enxergam em um espectro de luz que é invisível para nós — ultravioleta. Por isso, muitas flores têm marcas ultravioleta sobre elas, o que ajuda a atrair abelhas.

Por outro lado, as borboletas preferem flores de topo plano em vermelho, laranja, amarelo, rosa e azul.

Apare a grama com menos frequência

Em vez de aparar a grama do seu quintal, deixe-a crescer por três semanas após o corte inicial. Esse tempo é o suficiente para atrair insetos polinizadores para as plantas que prosperam entre as podas.

Adicionalmente, cortar a grama com menos frequência pode ajudar a diminuir a emissão de gases do efeito estufa se você usa um cortador de grama movido a gasolina.

Aposte em plantas aromáticas

Não são apenas as flores que atraem polinizadores. Ervas como o manjericão, sálvia, orégano e alfazema possuem óleos perfumados que podem atrair insetos polinizadores.

Besouros também são agentes polinizadores

Plante espécies nativas

Polinizadores regionais co-evoluíram com plantas nativas ao longo do tempo, resultando em um tipo de relacionamento de mútuo benefício. Portanto, a interação entre ambas as espécies acaba sendo mais bem-sucedida em comparação com espécies não-nativas.

Além disso, as plantas nativas também estão bem adaptadas ao seu clima, tornando-as uma escolha sustentável, que será mais fácil de preservar a longo prazo. Por isso, procure saber quais são as plantas nativas da sua região e plante uma porção delas em seu jardim.

Crie um ambiente agradável para os animais

Nem só os insetos ajudam na polinização. De fato, morcegos e pássaros, como o beija-flor, também são animais polinizadores.

Abelha jataí

Portanto, além de providenciar o pólen para que se alimentem, crie um ambiente para que esses animais possam habitar ocasionalmente. Grandes arbustos são um ótimo abrigo para todos os tipos de polinizadores, além de potencialmente carregarem flores que providenciam pólen e néctar para os animais.

Adicionalmente, tente manter uma fonte de água. Mas tome cuidado, pois água parada pode atrair insetos indesejados, como o mosquito da dengue.

Mamangava

Evite pesticidas

Um estudo conduzido na Universidade da Califórnia comprovou que as abelhas podem levar gerações para se recuperar dos efeitos de pesticidas, que afetam seus níveis de fertilidade e reprodução. Assim, tratar seu jardim, horta ou pomar com esses químicos sistêmicos pode afetar insetos benéficos e impedir o seu plano de atrair insetos polinizadores. Em vez de usar químicos, opte por opções naturais.

Júlia Assef – Jornalista (ECycle)

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *