MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Corrupião (Icterus jamacaii)

Reza a lenda que Pablo Neruda, o famoso poeta-diplomata e político chileno, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1971, tinha uma conexão muito forte com Goiás, e essa ligação foi sacramentada por algo ainda mais forte, um presente vivo e emplumado que recebera de uma escritora goiana: um vistoso corrupião (Icterus jamacaii). De toda a avifauna brasileira, o corrupião é uma das espécies mais interessantes. Mas a história é triste, pois, levado a contragosto pro Chile, o bichinho morreu precocemente, de frio ou de saudade. Neruda o sepultou no jardim da sua casa de Isla Negra e o imortalizou no poema intitulado “Oda al pájaro sofré”.

Corrupião (Icterus jamacaii)
Corrupião (Icterus jamacaii)
Corrupião sequestrando o ninho de joão-de-pau - Foto: Jacek Kisielewski
Corrupião sequestrando o ninho de joão-de-pau – Foto: Jacek Kisielewski
Corrupião (Icterus jamacaii) - Foto: Luiz Fernando Carvalho
Corrupião (Icterus jamacaii) – Foto: Luiz Fernando Carvalho
Corrupião com cria ocupando um ninho de joão-de-barro num poste de energia - Foto: Dêner V. Souza
Corrupião com cria ocupando um ninho de joão-de-barro num poste de energia – Foto: Dêner V. Souza
Corrupião fez o ninho numa luminária pública quebrada - Foto: Claudia Moura
Corrupião fez o ninho numa luminária pública quebrada – Foto: Claudia Moura

Também conhecido como concriz, sofrê, sofreu, xofreu ou joão-pinto, e espécie é endêmica do Brasil e seu nome científico significa “pássaro amarelo que come lagartas”. É uma joia voadora de coloração fantástica, cujas cores dominantes formam um contraste esplêndido entre o laranja-avermelhado vibrante e o preto. Uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente.

Seu canto é claro e sonoro de chorosa doçura ou entonação melancólica, frequentemente com motivos bissilábicos, repetidos. Possui bico longo, pontiagudo e afiado como uma lança e forte como pé-de-cabra, conseguindo abrir fendas em madeira e em cascas secas de frutas, de cor escura, e pernas e dedos acinzentados. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Não apresenta dimorfismo sexual. Os juvenis apresentam plumagem similar ao adulto, entretanto sua coloração é amarelada, e não alaranjada.

Ovos no ninho
Ovos no ninho
Filhotes no ninho
Filhotes no ninho
Jovem - Foto: Antunes Lima
Jovem – Foto: Antunes Lima
Cuidando dos filhotes num ninho improvisado com uma velha lamparina - Foto: Jorge Dantas
Cuidando dos filhotes num ninho improvisado com uma velha lamparina – Foto: Jorge Dantas

O corrupião é comum no cerrado e na caatinga, em campos arborizados e regiões abertas e secas, em todos os estados do nordeste, centro-oeste e sudeste. A espécie vive em pares e não costuma acompanhar bandos mistos e separa-se em casais na época de reprodução, tornando-se territorialista. Reproduzem-se na primavera e sua ninhada contém geralmente de 2 a 3 ovos, eclodindo após 14 dias de incubação. Por mais que às vezes construam seus próprios ninhos em buracos na madeira, o corrupião pratica o nidoparasitismo, isto é, aproveita ninhos abandonados de espécies como o xexéu (Cacicus cela), o joão-de-barro (Furnarius rufus), caturrita (Myiopsitta monachus), joão-de-pau (Phacellodomus rufifrons) e o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus).

Como muitas espécies da fauna brasileira, o corrupião sofre com a destruição do habitat, caça indiscriminada e tráfico de animais. O pássaro é apreciado pela beleza e pelo versátil canto. Muito procurado como pássaro de estimação, torna-se aprazível pela mansidão e vivacidade, não foge quando retirado da gaiola e aprende diversos truques facilmente quando jovem e a conviver com pessoas. Por todos esses encantos, o pássaro é muito procurado por comerciantes clandestinos. Isso tudo somado ao descaso do Brasil com seu tesouro biológico, vêm atacando e prejudicando veementemente a espécie.

O pássaro em uma flor de mulungu (Erythrina velutina)
O pássaro em uma flor de mulungu (Erythrina velutina)
Corrupiões no comedouro rústico - Foto: Allisson Cafeseiro
Corrupiões no comedouro rústico – Foto: Allisson Cafeseiro

Para ajudar a manter a população de corrupião, atraia esse pássaro maravilhoso para o seu jardim, seguindo algumas dicas:

Alimentação: O corrupião é onívoro, ou seja, se alimenta tanto de sementes quanto de insetos e frutas. Você pode oferecer alimento para o corrupião colocando um alimentador com sementes de girassol e milho, além de frutas, como banana e laranja, em um local visível.

Plantas: Plante arbustos e árvores que forneçam abrigo e alimento para os pássaros, como o angico, a faveira, a quaresmeira e a aroeira. Também é importante deixar algumas plantas produzirem sementes, pois o corrupião adora comê-las.

Água: Coloque um recipiente raso, preenchido com água fresca e limpa ou mesmo uma fonte com bombeamento e filtragem automática. Lembre-se sempre de manter a água limpa supervisionando diariamente.

Corrupião no bebedouro - Foto: José Raimundo
Corrupião no bebedouro – Foto: José Raimundo
Corrupião usando um ninho artificial no jardim - Foto: Waltércio Torres
Corrupião usando um ninho artificial no jardim – Foto: Waltércio Torres
Corrupião usando um ninho improvisado de cabaça
Corrupião usando um ninho improvisado de cabaça

Abrigo: O corrupião gosta de se abrigar em árvores e arbustos densos, então você pode fornecer locais de abrigo para os pássaros cultivando esses arbustos e árvores frutíferas. Ele se adapta muito bem a ninhos artificiais. Então espalhe estrategicamente alguns ninhos pela área, fixando-os de forma protegida para que se sintam seguros. Como não são muito chegados a construir ninhos, encontrando facilidade como esses ninhos artificiais, vão aproveitar a oportunidade para os ocuparem.

Canto: O canto do corrupião é uma das suas principais características, e pode ser ouvido a longas distâncias. Para atrair essa ave para o seu jardim, você pode tentar tocar gravações de canto de corrupião para atraí-los para a sua área.

O corrupião, assim como todas as aves, precisam se sentir seguros para frequentarem o seu jardim. Mantenha um ambiente saudável e confortável para que eles sejam atraídos e para que você possa apreciar a beleza e o canto desses pássaros.

Leia também: