CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

CapacitaçãoCiência e TecnologiaDicasMeio Ambiente e EnergiaPetTurismo e Lazer

Como atrair cambaxirra ou corruíra

Cambaxirra (Troglodytes musculus)

É um dos passarinhos mais comuns das áreas urbanas. Certamente você já o viu o bichinho pulando de galho em galho nos jardins e quintais ao redor da sua casa. A corruíra ou cambaxirra (Troglodytes musculus) é um pássaro que mede entre 10 e 13 cm e pesa em torno de 10 a 12 g. É parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito. Vive cantando e saltitando, erguendo sua cauda quase que em um ângulo de 90 graus. Possui as penas pardas, com a garganta e a barriga em cores claras e as asas e a cauda rajadas de cinza escuro.

Pode ser encontrada em todo o Brasil, em ambientes abertos, beira de matas, fazendas e nas cidades. Sozinha ou em casal, percorre muros, telhados e copas de árvores, com movimentos rápidos e nervosos. Seu canto trinado, alegre e melodioso, é ouvido principalmente no começo da manhã. Enquanto ela se move sobre construções ou na vegetação, emite sem parar um crét crét, rouco e baixo.

Cambaxirra (Troglodytes musculus)
Cambaxirra (Troglodytes musculus) capturando uma aranha
Cambaxirra (Troglodytes musculus) capturando uma aranha

Abrigada no ninho, põe de três a seis ovos vermelho-claros, salpicados de vermelho-escuro, com manchas cinza-claras. Os ovos são chocados pela mãe durante 15 dias, os filhotes nascem e demoram, aproximadamente, 30 dias para saírem do ninho. Os pais se revezam nos cuidados com os filhotes. É uma espécie de ampla distribuição e capaz de se adaptar muito bem aos ambientes alterados pelo homem, mas deve ser preservada por prestar importante contribuição no controle de insetos em ambientes urbanizados.

Cambaxirra na porta do ninho artificial
Cambaxirra na porta do ninho artificial
Cambaxirra em ninho de barro com filhotes
Cambaxirra em ninho de barro com filhotes

Para atrair esses pássaros para o seu jardim, aqui estão algumas dicas:

  • Alimentação: A cambaxirra é uma ave predominantemente insetívora, ou seja, se alimenta de insetos, mas voce pode encontrar a cambaxirra se alimentando de pequenas aranhas e, às vezes, até filhotes de lagartixa. Você pode fornecer alimento para a cambaxirra colocando um alimentador de sementes, como sementes de girassol e milho, que atraem insetos, como besouros e mariposas.
  • Plantas: Plante arbustos e árvores como a goiabeira, a pitangueira e o limoeiro. Além disso, a cambaxirra é atraída por plantas que produzem frutos pequenos, como a amora, a jabuticaba e a goiaba.
  • Água: Mantenha um recipiente raso com água fresca e limpa em um local onde possa ser observado.
Cambaxirra (Troglodytes musculus)
Ninho com ovos da cambaxirra
Ninho com ovos da cambaxirra
Ninho com filhotes
Ninho com filhotes
  • Abrigo: Você pode fornecer locais de abrigo para os pássaros, como arbustos densos e árvores frutíferas e caixas ninhos nesses arbustos e beirais da casa. Ela costuma fazer ninhos em troncos de árvores ocas, embaixo de telhas de casas ou em ninhos de outras aves. Esses ninhos são constituídos, principalmente, por gravetos entrelaçados e, utilizam como material, folhas, raízes e sementes, além de diversos materiais industrializados, como pregos, metais, papel, plástico e tecido. No local em que são depositados os ovos (câmara), a corruíra faz um revestimento, como um “colchão”, feito com penas de outras aves, pelos, e, até mesmo, cabelo humano.
  • Evite o uso de pesticidas, optando por métodos naturais de controle de pragas.

Mantenha sempre um ambiente saudável e confortável para as aves, assim, você poderá apreciar sua beleza e aprender mais sobre seu comportamento.

Com essas dicas, você pode atrair a cambaxirra para o seu jardim e apreciar sua beleza e canto melodioso.

Leia também: