CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)

O tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é uma espécie de ave da ordem Passeriforme da família dos traupídeos pertencente ao gênero Ramphocelus, endêmica do leste do Brasil e com uma uma população isolada no extremo nordeste da Argentina (Misiones). Também conhecido popularmente como sangue-de-boi, canário-baêta, xau-baêta, tapiranga, brasil, prebiquim, tiê-berne, tiê-fogo, tiê-piranga, tiê-sangue-do-centro e tiê-vermelho.

Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) no comedouro

Este pássaro apresenta grande dimorfismo sexual. No macho ocorre a predominância de penas de cor vermelha intensa, contrastando com suas asas e retrizes em negro e adquiridas no segundo ano de vida; sendo dotados de um bico pontudo e negro em sua área superior, com 2/3 em branco, em uma área que parece calosa, na base da mandíbula inferior. Olhos vermelho-escurecidos.

A fêmea e o macho imaturo apresentam as penas de coloração bem mais discreta, sendo castanho-acinzentados na região da cabeça e cobertura das asas, na cauda e na garganta, com o ventre de coloração alaranjada. Macho com bico negro, não castanho como na fêmea.

Casal de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) no comedouro
Casal de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) no comedouro
Ninho com ovos de Casal de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
Fêmea de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
Fêmea de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)

O Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é uma ave muito bonita e os observadores de aves a adoram. Veja como atrair o Tiê-sangue para o seu jardim:

  • Alimentação: O Tiê-sangue se alimenta principalmente de frutas, insetos e sementes. Coloque um comedouro com sementes de girassol, castanha ou frutas frescas, como banana e laranja, para atrair o Tiê-sangue.
  • Plantas: O pássaro prefere áreas com vegetação densa e variada. Plante árvores e arbustos que forneçam abrigo e alimento para os pássaros, como a pitangueira, a jabuticabeira, o ipê e a fruta do sabiá ou marianeira (Acnistus arborescens).
Macho de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) no comedouro
Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) em vôo
Fêmea de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
Fêmea de Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)
  • Água: Assim como outras aves, o Tiê-sangue também precisa de água para beber e tomar banho. Coloque um recipiente raso com água fresca e limpa em um local onde possa ser observado.
  • Evite o uso de pesticidas: Evite o uso de produtos químicos em seu jardim, optando por métodos naturais de controle de pragas.
  • Crie um ambiente acolhedor: O Tiê-sangue gosta de áreas tranquilas e seguras. Crie um ambiente acolhedor com lugares para se empoleirar e se esconder, como arbustos densos ou caixas-ninho.

Pode levar algum tempo para o Tiê-sangue se acostumar com seu jardim e começar a frequentá-lo regularmente. Persista e mantenha um ambiente limpo e confortável. Ele virá!

Leia também: