Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Captação de água da chuva através de calhas no telhado

É hora de providenciar uma solução para captar e reservar as águas pluviais, a fim de evitar futuros prejuízos

A água é um bem finito. Sua escassez já é observada em diversas regiões. Desse modo, quando chega o período das chuvas, é hora de providenciar uma solução para captar e reservar as águas pluviais, a fim de evitar futuros prejuízos.

Vale lembrar que a existência de uma nascente ou um córrego na propriedade não é garantia de sua continuidade. Na verdade, a utilização continuada dessas fontes, associada às perdas de vegetação nativa ciliar (às margens das nascentes e córregos), coloca em risco sua permanência.

Essa iniciativa é muito importante não apenas para o problema global identificado, mas pode ajudar a garantir a sobrevivência futura desse recurso na propriedade e, consequentemente, a sobrevivência do seu negócio.

Para aproveitar esse recurso natural é preciso alguma estrutura. As características vão depender das circunstâncias e do local de cada uma. Listamos algumas dicas sobre captação da água da chuva.

Sistema de captação. Para captar a água da chuva podem ser utilizados os telhados das construções existentes na propriedade. A água deve ser conduzida pelas calhas, passando por um sistema de filtragem até um reservatório. A captação também pode ser feita diretamente em um reservatório do tipo represa. Assim, a água captada é posteriormente bombeada para as áreas em que necessita ser utilizada.

Chuva na fazenda com máquina agrícola ao fundo

Filtros. Qualquer que seja a forma de captação, a água deve passar por um sistema simples de filtragem grosseira. Na verdade, um jogo de telas de diferentes tamanhos, cada vez menores, é suficiente para reter impurezas e sujeiras presentes na água. Esse sistema deve estar localizado no percurso do encanamento, antes de a água chegar ao reservatório.

Reservatório próprio. É importante que, para determinados usos e locais seja instalado um reservatório próprio, podendo ser instalada na residência uma caixa d’água, para receber parte da água da chuva captada e que será empregada exclusivamente na limpeza das áreas externas da casa ou irrigação de jardins e hortas. Dessa forma, é fácil perceber que o aproveitamento da água da chuva na agricultura é uma importante iniciativa que coloca o produtor afinado com as questões ambientais que afetam o seu patrimônio.

Se você procurar na internet, achará diversas dicas de construção de sistemas de captação ou sistemas prontos. Você terá que definir o que utilizará de acordo com sua capacidade de investimento. Mas há alternativas bem simples e acessíveis.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *