CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventos

Agricultura de baixa emissão de carbono será discutida em simpósio

Chamada para o Simpósio Sul Brasileiro ABC+ Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

As práticas para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa no setor da agricultura serão discutidas no Simpósio Sul Brasileiro ABC+ Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, organizado pelos Grupos Gestores Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Estão abertas as inscrições para o evento, que será realizado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), localizada na Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis, SC, em 3 de maio.

O simpósio vai debater os planos estaduais ABC+, as metas 2030 de baixa emissão de carbono no sul do Brasil, experiências de sucesso com relação ao tema, enfrentamento às mudanças climáticas em decorrência à emissão de gases, além de explanações técnicas do setor. O evento contará com palestras de renomados especialistas na área, workshops interativos e networking com lideranças da área.

Bases conceituais do Plano ABC+

O Brasil é um dos líderes mundiais em agricultura de baixo carbono e a região Sul se destaca na adoção das tecnologias ABC. O objetivo do plano é trazer mais práticas sustentáveis às mudanças climáticas, fortalecendo sempre a competitividade e consolidando Santa Catarina como referência na baixa emissão de carbono. Um exemplo deste trabalho são os investimentos em manejo e recuperação de pastagens, implantação de pastagens perenes, a conservação do solo e da água, o manejo dos resíduos da produção animal, as florestas plantadas e os sistemas integrados.

O objetivo do evento é planejar e mostrar ações de adoção de tecnologias de produção sustentáveis, que correspondam aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário no sul do Brasil. Busca-se cada vez mais, colaborar e produzir técnicas sustentáveis para a redução de emissões dos gases do efeito estufa, visando adotar melhores práticas não apenas de mitigação, mas resiliência e adaptação do agro frente às alterações climáticas.

Banner do Simpósio Sul Brasileiro ABC+ Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Em Santa Catarina

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC (Portaria SAR nº 14/2023, de 31 de janeiro de 2023), implantado há um ano pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), em parceria com setores relacionados e órgãos do governo tem o objetivo de minimizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em Santa Catarina, a estimativa é que o Plano ABC+ SC já tenha alcançado 14% da meta prevista até 2030, com implementação de tecnologias previstas no plano em mais de 106 mil hectares. O projeto pretende gerar um significativo potencial de mitigação de emissões de carbono, assim como prevê a difusão de tecnologias pela agropecuária catarinense, com a capacitação de 70 mil produtores.

Inscreva-se no evento CLICANDO AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *