
Produto da Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa (MG), alcançou a maior pontuação do concurso internacional em Araxá
Pela primeira vez, o Brasil conquistou o Prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, principal competição de queijos artesanais das Américas. O vencedor da edição 2025 foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa, município localizado no Sul de Minas Gerais. O produtor Jaime Porfírio de Barros foi homenageado em Alagoa (MG), sua cidade natal, pela conquista do Prêmio Super Ouro. O troféu, entregue oficialmente em cerimônia local, foi recebido com salva de fogos e reunião da comunidade. A cerimônia em Alagoa reuniu moradores, produtores locais, autoridades e familiares.
O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países. O queijo Pedra do Segredo foi o mais bem avaliado entre mil amostras de 16 países inscritas na competição. Segundo o produtor, o diferencial do seu queijo é a tradição, são todos produtos naturais. Um queijo totalmente artesanal.


No seu queijo só vai leite, coalho, fermento e sal. É um queijo de massa semicozida num processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e vai sendo tombado. Não existe controle de umidade, de temperatura, pois o produtor não tem uma cave. É o clima o grande diferencial. Não há interferência externa alguma. Com massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o queijo Pedra do Segredo apresenta cristais de tirosina, sinal de maturação avançada, formados naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.
A Fazenda Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas, hoje tem 20 vacas-leiteiras e produz cerca de 20 a 30 queijos por dia. Embora a principal fonte de renda seja a comercialização de truta, a família mantém a produção do queijo por tradição. No entanto, com o resultado positivo, Porfírio pretende expandir a produção da iguaria. Hoje o queijo ainda não dá lucro, mas o produtor está com planos de transformá-lo na principal atividade econômica da propriedade.

Desde a conquista, Jaime afirma que a rotina não é mais a mesma. Sua vida já mudou. O celular toca o dia inteiro. São muitos clientes querendo queijo é já acabou o estoque. Pelo andar da carruagem, Jaime acredita que o futuro vai ser muito bom, principalmente para seus filhos, que são jovens ainda, que estão na roça, que gostam de trabalhar com isso. Ele Vislumbra para eles um grande futuro. Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo Brasil, destacou o simbolismo da entrega: “esse prêmio representa não só o talento do Jaime, mas a força de uma cidade inteira. Alagoa mostrou ao mundo o valor da dedicação, da técnica e da cultura do queijo artesanal mineiro”.
Essa foi apenas a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo, reforçando o feito inédito de superar concorrentes da Europa e da América Latina. A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 39 conquistas “Ouro”, seguido por Itália, Argentina e Peru. Minas Gerais foi o estado com maior número de premiações. O concurso avaliou mil queijos artesanais de 16 países, julgados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.