CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Pulverizador gigante ganha o premio Máquina do Ano na Agrishow

O Guardian SP310F em exposição na Agrishow

A New Holland foi a vencedora do prêmio Machine Of The Year (Máquina do Ano) Brasil 2024/2025 na categoria Máquinas de Pulverização, com o novo pulverizador Guardian SP310F, de alto desempenho, que foi lançado durante a Agrishow.

O Guardian foi eleito por uma comissão técnica formada por pesquisadores de várias regiões do país, que analisam as características dos produtos a partir de critérios técnicos e científicos, levando em conta não apenas a funcionalidade e desempenho, mas também questões éticas, sustentabilidade e potencial para transformar indústrias e sociedades.

O Guardian SP310F
O Guardian SP310F
O pulverizador em operação
O pulverizador em operação

Destinado a cobrir grandes áreas de cultivo, o equipamento possui barra de pulverização frontal – de 36,6 ou 40,2 metros – e muita tecnologia embarcada. Ele permite maior controle dos alvos na lavoura, garantindo qualidade e segurança nas operações. É o único pulverizador do Brasil com barra frontal com essas dimensões, fazendo com que o produto aplicado atinja imediatamente o alvo, otimizando o controle do talhão. A suspensão exclusiva, com barra frontal e toda a tecnologia embarcada, permitem aplicações em velocidades superiores com qualidade e segurança. Considerando essas características, a máquina pode atingir, em média, até 50% a mais de rendimento operacional.

Com o Guardian SP310F, a New Holland amplia ainda mais o seu portfólio de pulverização, oferecendo soluções para todos os perfis de produtores. O equipamento tem como foco os grandes produtores, mais profissionalizados, que buscam máquinas de altíssimo nível de tecnologia e que buscam obter a maior produtividade.

O pulverizador vem equipado com tela IntelliView™ 12 o que possibilita o acesso remoto
O pulverizador vem equipado com tela IntelliView™ 12
o que possibilita o acesso remoto

O novo produto apresenta um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão, pois além de ser conectado, possui o monitor IntelliView™ 12, o que possibilita o acesso remoto. A conectividade nas máquinas possibilita uma melhor gestão da frota, além de controle e suporte nas operações agrícolas, já que estão totalmente conectadas com o portal do cliente, o FieldOps. Além disso, o pulverizador pode ser monitorado pela Central de Inteligência, uma central com especialistas focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

Cuidado com o meio ambiente

O design é outro ponto forte do pulverizador gigante. Ele permite uma distribuição de peso perfeita entre os eixos traseiro e dianteiro, possibilitando entrar mais cedo na lavoura, em condições de umidade elevada do solo e aplicações nos estágios mais avançados da cultura. O sistema de ar comprimido, acoplado ao sistema de pulverização, permite eliminar todo o líquido dentro da tubulação, mantendo a barra de pulverização sempre limpa. O vão livre variável de 1,83 m até 1,98 m permite, ainda, aplicações tardias no milho, sem danificar a cultura.

Com um tanque de inox – de limpeza mais fácil – com capacidade para 4.500 litros, o Guardian SP310F permite, ainda, maior autonomia nas operações. Equipado com o motor FPT NEF6 / 6.7 litros Tier 4B, com 289 cv, ele possui sistema de reversão automática da hélice do motor para limpeza do radiador.

A tecnologia de injeção direta utiliza bombas especiais integradas ao pulverizador para trabalhar com soluções químicas em alta concentração

O sistema de recirculação permite homogeneizar e carregar o produto na barra antes de iniciar a operação, sem desperdício de produto. Ao fim da operação, recolhe-se todo o resíduo ao tanque para que se possa fazer o descarte adequado. As válvulas elétricas, aliadas ao sistema de recirculação, permitem operações automáticas de abastecimento e preenchimento da tubulação para pulverização. Após a operação, este conjunto possibilita o enxágue, recolhimento e limpeza de todo o sistema de pulverização de forma automática.

Somando-se a isso, o controle de altura IntelliHeight™ XRT, com 7 sensores para máxima estabilidade e capacidade de copiar a superfície do terreno, aliado ao controle bico a bico IntelliSpray™ II, oferecem o máximo de precisão para entregar a gota ideal, na dose certa e no alvo escolhido, extraindo o máximo potencial produtivo da lavoura.

Controle bico a bico IntelliSpray™
Controle bico a bico IntelliSpray
Cabine pressurizada com filtro de carvão ativo, visão total da barra e operação totalmente assistida
Cabine pressurizada com filtro de carvão ativo, visão total
da barra e operação totalmente assistida

O Guardian SP310F também possui uma cabine premium, pressurizada e extremamente segura para o operador, com filtro de carvão ativo, visão total da barra e operação totalmente assistida. Já a suspensão independente, com a barra frontal, aliada à cabine exclusiva do Guardian, permitem uma operação extremamente confortável e ergonômica. Além disso, a tecnologia embarcada possibilita ao operador monitorar todos os parâmetros da máquina, com o mínimo de intervenção possível.

Leia também: