Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Água tratada

Toda água utilizada volta a fazer parte do ciclo hidrológico. Logo, não é necessário fazer gestão de recursos hídricos! ERRADO!!! 

A primeira parte da questão, já havíamos mencionado no primeiro “Com a pulga atrás da orelha”. Aliás, foi assim que demos início ao texto: “em escala global, a quantidade de água não é variável com o tempo”. Fato!

Já a lógica adotada e a segunda afirmação é equivocada! Mito. E um mito muito prejudicial.

A gestão dos recursos hídricos é necessária para compatibilizar oferta e demanda. Não é possível contar com um recurso que está sendo utilizado em uma determinada atividade, pois não se sabe quando ele estará disponível novamente para ser utilizado e também não se sabe onde ele estará disponível. 

Resumindo: toda água que é retirada do sistema hídrico fica indisponível para outros usos.

Como contabilizar como parte da oferta hídrica uma água que se encontra na forma de vapor? Embora saibamos que, em algum momento, ela passará para a forma líquida novamente e estará disponível para uso, não podemos prever quando e onde isto ocorrerá. 

A gestão de recursos hídricos é uma atividade que traz segurança para os usuários, reduzindo o risco de faltar água.

Por isso mesmo o desenvolvimento deve ser pensado de maneira integrada e estratégica. Água e alimento são elementos centrais desse debate.

Apenas o diálogo entre os setores da cadeia produtiva agropecuária irá apontar soluções para a agricultura irrigada se desenvolver com mais sustentabilidade, a segurança ambiental, hídrica e alimentar.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *