Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

A marca-conceito CBC valoriza sistemas pecuários que não possuem o componente florestal, mas que têm potencial de mitigar emissões de gases de efeito estufa (GEEs) - Foto: Dalizia Aguiar

Manejo adequado do sistema de produção pecuário permite ter 125% a mais de animais por hectare e um peso de carcaça/ha 163% superior em relação ao manejo convencional

E mais do que isso, é possível ter garantindo a qualidade do produto final, a fixação de carbono no solo e o controle das emissões de metano. Os dados integram o protocolo Carne Baixo Carbono (CBC) ou Low Carbon Brazilian Beef (Lcbb), estudo da Embrapa.

A marca-conceito CBC busca valorizar sistemas pecuários que não possuem o componente florestal, mas que apresentam potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) por meio do adequado manejo da pastagem e adoção de boas práticas agropecuárias.

Os resultados iniciais demonstram que, pela implementação das diretrizes CBC, é possível garantir produtividade e qualidade da carne, de forma a aumentar a lucratividade do produtor, sem abrir mão da manutenção ou aumento do estoque de carbono do solo e da mitigação da emissão de GEEs, além do efeito poupa-terra, relacionado aos ganhos de produtividade do sistema, que possibilitam o aumento da produção de carne com menor pressão sobre a vegetação nativa.

Plataforma reúne tecnologias para redução de emissões

O protocolo integra a Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono (PBC), uma iniciativa da Embrapa para contribuir com as estratégias do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC+) frente aos desafios dos cenários de mudanças climáticas. As pesquisas fazem parte do Projeto Trijunção, iniciado em dezembro de 2017.

A Plataforma PBC pretende desenvolver mecanismos de certificação para alguns produtos da pecuária de corte, produzidos em sistemas pecuários com foco em baixa emissão de carbono, a partir de marcas-conceito, como Bezerro Carbono Neutro (BCN), Carne Baixo Carbono (CBC), Carbono Nativo (CN) e Couro Carbono Neutro (Couro-CN), além de uma calculadora de carbono (calc-C).

Os ganhos são do produtor, da cadeia da carne como um todo e do Brasil, ao promover maior valorização do produto e melhor visibilidade do País no mercado global.

As diretrizes técnicas para produção da Carne Baixo Carbono, avaliadas na pesquisa, envolvem o cumprimento de práticas adequadas de manejo da pastagem - Foto: Márcia Silveira
As diretrizes técnicas para produção da Carne Baixo Carbono, avaliadas na pesquisa, envolvem o cumprimento de práticas adequadas de manejo da pastagem – Foto: Márcia Silveira

As diretrizes técnicas para produção da Carne Baixo Carbono, avaliadas na pesquisa, envolvem o cumprimento de práticas adequadas de manejo da pastagem, como:

  • monitoramento de altura,
  • ajuste de carga animal,
  • adubação adequada à demanda das plantas forrageiras e ao nível de intensificação do sistema,
  • assim como a adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA).

Emissões de metano

A intensidade de emissão não variou entre os manejos, apresentando valor médio de 6,3 kg de CO2-equivalente por quilo de carcaça. O manejo CBC possibilitou um aumento de 125% no número de animais por hectare e de 163% em quilo de carcaça pela mesma área em relação ao manejo convencional, indicando um importante efeito poupa-terra, além do potencial de maior incorporação de carbono no solo para manutenção da condição produtiva da pastagem e de mitigação das emissões de gases de efeito estufa do sistema.

Qualidade da carne

Na avaliação de carcaça e qualidade de carne dos animais do talhão CBC, foram registrados pesos médios de abate e de carcaça de 573 kg e 306 kg, respectivamente, proporcionando um rendimento médio de carcaça da ordem de 53,4%, sendo que 100% das carcaças apresentaram acabamento tipo 3 (gordura mediana) e maturidade de dois dentes. Para a análise da qualidade da carne, foi observado que o escore médio de marmorização foi de 7,7, ou seja, a marmorização média foi do tipo pequena. A força de cisalhamento (corte) média foi de 6,3 kg, variando entre 4,87 e 8,17 kg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *