CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

BlogCampoGastronomiaTurismo e Lazer

NaPanela – Frango caipira

Frango caipira

Um prato que é uma típica comida da fazenda e que vai encantar até os paladares mais urbanos 

Quem mora no campo sabe do que estamos falando. Mas para quem é da cidade, o segredo de como fazer um senhor frango caipira, só será descoberto no dia em que puder cozinhar num fogão a lenha, sentindo seus aromas e sabores característicos. Mas a gente vai tentar trazer a delícia dos pratos típicos da mesa da fazenda para a cidade. Pronto para começar? 

Ingredientes:

1 frango caipira de mais ou menos 1 Kg previamente cortado nas juntas
300 g de cebola cortada em cubos
300 g de tomates cortados em cubos
30 g de alho (cerca de 7 dentes)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 fio de óleo
1 pimenta de cheiro picada e sem as sementes
Suco de 1 limão
2 litros de caldo de galinha
Cheio verde picado

Frango caipira

Preparo:

Em um pilão, você deverá colocar a pimenta de cheiro, os dentes de alho, a pimenta do reino e o sal a gosto. Amasse bem até chegar a uma textura de pasta. Use essa pasta para temperar a galinha caipira e acrescente o suco de limão. Reserve.

Em uma panela de tamanho médio, você deverá aquecer o óleo, adicione, então, a galinha que foi temperada no passo anterior. Aguarde até que doure, o que irá levar cerca de 15 minutos. Pingue água de tempos em tempos. Retire o frango caipira da panela e reserve.

Use a mesma panela em que você dourou a galinha para dourar a cebola, que deverá ficar bem dourada. Acrescente o tomate em seguida para que refogue e logo após, a galinha que foi previamente dourada. Vá adicionando aos poucos o caldo de galinha por cerca de 40 minutos ou até perceber que está cozida.

Tempere usando sal, pimenta de cheiro (que deve estar sem as sementes) e o cheiro verde que foi previamente picado. Desligue e está pronto para servir.

Leia também: