CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Agricultor conectado

O Ministério da Agricultura e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) firmaram acordo técnico de cooperação para desenvolver e operacionalizar a Plataforma Digital de Inovação Agropecuária, chamada AgroHub Brasil.

A ferramenta será um ambiente virtual de inovação aberta específica para o setor agropecuário. O objetivo da plataforma é fomentar a interação dos diversos ecossistemas regionais, contribuindo para a execução do Programa AgroHub Brasil.

Entre as finalidades do programa está o incentivo e a promoção de criação e amadurecimento de startups, desenvolvendo iniciativas de inovação para a agropecuária, apoiando eventos e desafios e aproximando as startups de potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados, nacional e internacionalmente.

Pecuarista conectado
Pecuarista conectado

O programa também busca inserir o produtor rural em ambientes de inovação para a agropecuária, buscando aproximá-lo dos desenvolvedores de tecnologias, propiciando oportunidades de acesso e adoção de novas soluções tecnológicas, melhoria da qualidade dos processos e produtos, a redução de custos e a ampliação de receitas no agronegócio.

A plataforma terá suporte multilíngue e vai empregar soluções tecnológicas, como API (Interface de Programação de Aplicativos) e IA (Inteligência Artificial). A ferramenta ainda vai conectar academia, governo, sociedade civil, empreendedores e investidores e criar uma rede de transferência de tecnológica voltada para a busca de soluções inovadoras que atendam os produtores e fomente empreendedorismo tecnológico no campo.

Para os parceiros, o Brasil é um país de dimensões continentais, com necessidades e potenciais diferentes em cada região. Com a Inovação Aberta é possível trabalhar com políticas públicas mais focadas nessas particularidades, com estratégias mais sustentáveis e de maior engajamento.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *